Avançar para o conteúdo principal

É hoje: milhões de pessoas devem ficar sem internet devido à remoção do DNSChanger

 


 (Fonte da imagem: Reprodução/iStock)
No final do ano passado, o FBI e outras organizações internacionais conseguiram prender seis estonianos que estavam por trás de um esquema de crimes virtuais praticados por meio do malware chamado DNSChanger.
Esse vírus funciona infectando servidores DNS e os transformando em "vampiros". Isso significa que, quando algum internauta tenta acessar determinadas páginas, o DNS ilegal o redireciona para endereços falsos e infectados.
Contudo, mesmo com a rede criminosa desfeita, o malware já estava espalhado em milhões de computadores. Para acabar de vez com essa ameaça, as autoridades norte-americanas passaram meses procurando e estudando os servidores utilizados pelos cibercriminosos.
(Fonte da imagem: Reprodução/iStock)
Conforme noticiamos na semana passada, o FBI pretende desativar hoje (09) os servidores DNS que funcionavam para ludibriar os internautas, interrompendo a proliferação dessa praga virtual.
Todavia, com o desligamento desses servidores, aqueles que estiverem com seus computadores infectados devem ficar sem acesso à internet – já que suas máquinas vão continuar buscando por endereços que não existem mais. Assim, milhões de pessoas devem ficar offline ao longo deste dia.

Como saber se você está infectado

O FBI desenvolveu e divulgou uma ferramenta com a qual você consegue descobrir se o seu PC está configurado para acessar um servidor “vampiro”. Para averiguar isso, clique aqui e insira seu IP no local indicado.
(Fonte da imagem: Reprodução/DNS-OK)
Outra dica dada pelo site SlashGear é abrir o serviço DNS-OK no seu navegador. Essa página foi criada especificamente para investigar se a sua conexão está sendo redirecionada maliciosamente. Ao abrir esse serviço, é exibida uma imagem com um plano de fundo verde (está tudo certo com o seu computador) ou vermelho (sua máquina está infectada).

Limpando o seu PC

Antes de realizar qualquer tipo de ação contra o funcionamento do DNSChanger, é importantíssimo que você realize um backup de todos os seus arquivos pessoais, como fotos, vídeos, documentos e músicas. Lembre-se de realizar uma varredura nesse conteúdo para garantir que nenhum malware está escondido nele.
Com a integridade das suas informações garantida, você pode usar uma série de ferramentas de segurança tradicionais e que já estão preparadas para identificar e eliminar essa praga, conforme listado pelo DNSChanger Working Group – incluindo Microsoft Safety Scanner, Avira DNS Repair-Tool, McAfee Stinger, Microsoft Windows Defender Offline, Norton Power Eraser e Trend Micro Housecall.
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Llama Mountain: A board mais pequena do mundo é da Intel

A miniaturização dos componentes que constituem os nossos computadores tem estado a atingir níveis microscópicos. Ao criarem estes componentes passa a ser possível incluí-los em chassis ainda mais pequenos ou permite ganhar espaço para a colocação de outros elementos de maiores dimensões. A Intel apresentou hoje um protótipo, de nome Llama Mountain, que revela uma motherboard completa, mas de dimensões extremamente pequenas. Esta tecnologia vai estar disponível para qualquer OEM criar dispositivos, completos, ainda mais pequenos ou com outras características únicas. O Llama Mountain foi apresentado pela Intel na Computex um tablet único, a correr Windows 8.1 Pro, que é suportado por uma motherboard de dimensões reduzidas e que permite que exista espaço para a colocação de duas baterias. Estas duas baterias, de dimensões generosas, garantem a este tablet de 12.5 polegadas uma autonomia de 32 horas. Também como resultado da utilização desta motherboard, o tablet que fo...

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende...

Avira PC Cleaner, do alerta para a segurança

As ferramentas que nos podem ajudar a detectar uma eventual infecção no nosso sistema são sempre uma mais-valia. Mas tornam-se ainda mais úteis quando chegam pela mão das grandes marcas de software com tradição em soluções de segurança, como é o caso da  Avira . Assim, a marca alemã disponibilizou o seu Avira PC Cleaner que pode ser descrito como uma ferramenta individual de pesquisa para vírus que funcional de forma independente, em espécie de «auditor» quer tenhamos ou não outras ferramentas de segurança instaladas. Vamos conhecer? O primeiro programa é bastante leve, rondando pouco mais de 2 MB de download sem necessidade de instalação. Uma vez descarregado basta correr o programa para que, de forma automática ele descarregue via INternet a «segunda parte» dele mesmo. Penso que começamos bem por aqui, pois este procedimento reduz, em certa forma, a possibilidade de eventuais conflitos com outras ferramentas de segurança que possamos ter instaladas. Uma vez d...