Avançar para o conteúdo principal

Hackers podem fazer com que impressoras da HP ardam


Pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, descobriram que impressoras da marca HP podem ser o novo alvo de ataques hackers. Segundo o estudo, os dispositivos poderiam ser controlados à distância e utilizados por criminosos digitais para uma série de fins, desde a invasão de redes ou roubo de identidade até a criação de incêndios.
Os autores da pesquisa chegaram a essa conclusão após descobrir uma série de falhas de segurança em alguns modelos da HP. Segundo eles, não há como saber se hackers conhecem o problema ou já estão se aproveitando dele. O cuidado é tanto que, além de trabalhar em um laboratório isolado, os estudiosos também revelaram as informações exclusivamente a agências de segurança americanas, antes mesmo de avisar a fabricante das impressoras sobre o problema.
Segundo o estudo, a brecha existe em modelos que podem se conectar à internet e teria sido causada pela falta de cuidado da fabricante. A HP simplesmente não cogitou a hipótese de que alguém poderia utilizar impressoras como vetor de invasões e, nas palavras da pesquisa, deixou-as “completamente abertas e disponíveis” na rede. A abertura daria acesso a milhões de equipamentos em empresas, residências ou agências do governo em todo o mundo.

Em um dos testes exibidos durante a conferência com o governo americano, uma alteração no sistema de uma impressora fez com que ela se superaquecesse, criando um foco de incêndio com a ajuda das folhas colocadas nela para impressão. Segundo a HP, porém, todos os aparelhos da marca contam com dispositivos de segurança contra incêndio e são desligados automaticamente sempre que uma temperatura acima do aceitável é detectada.
Ainda segundo os pesquisadores, nenhum software disponível no mercado é capaz de detectar uma invasão desse tipo. Para eles, porém, este é exatamente um dos caminhos para impedir que criminosos utilizem a brecha para fins escusos.
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Windows 8.1 já chegou!

A mais recente actualização do Windows já está na loja de aplicações do Windows! De acordo com as datas que Microsoft tinha apresentado para o lançamento da mais recente versão do windows, seria hoje que a sua chegada aconteceria. E como a Microsoft cumpre escrupulosamente aquilo que promete, o Windows 8.1 já começou a ser visto na Loja de Aplicações para actualização. Segundo vários relatos, e confirmado pelo Pplware, já existem utilizadores a ter disponível na Store do Windows a opção de actualização para o Windows 8.1. A instalação desta actualização, que será muito mais que isso, vai permitir aos utilizadores terem acesso a todas as novidades do Windows 8.1, sendo a mais esperada o regresso do botão Iniciar. Existem ainda outras novidades, que formos apresentando e que podem ser descobertas com a utilização deste novo sistema operativo. Para verificarem se o Windows 8.1 já está disponível para download no vosso sistema, devem abrir a Store e verificar ...

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega

Llama Mountain: A board mais pequena do mundo é da Intel

A miniaturização dos componentes que constituem os nossos computadores tem estado a atingir níveis microscópicos. Ao criarem estes componentes passa a ser possível incluí-los em chassis ainda mais pequenos ou permite ganhar espaço para a colocação de outros elementos de maiores dimensões. A Intel apresentou hoje um protótipo, de nome Llama Mountain, que revela uma motherboard completa, mas de dimensões extremamente pequenas. Esta tecnologia vai estar disponível para qualquer OEM criar dispositivos, completos, ainda mais pequenos ou com outras características únicas. O Llama Mountain foi apresentado pela Intel na Computex um tablet único, a correr Windows 8.1 Pro, que é suportado por uma motherboard de dimensões reduzidas e que permite que exista espaço para a colocação de duas baterias. Estas duas baterias, de dimensões generosas, garantem a este tablet de 12.5 polegadas uma autonomia de 32 horas. Também como resultado da utilização desta motherboard, o tablet que fo...