Avançar para o conteúdo principal

ARM promete o dobro do desempenho com o novo Cortex A72



Os novos Cortex A72 da ARM já estão ao dispor dos fabricantes e chegam ao mercado de consumo no próximo ano. A principal novidade é o aumento para o dobro da velocidade da CPU.


A ARM anunciou três novidades para o mercado dos chips este ano. Os componentes já podem ser adquiridos pelos fabricantes de chips, mas só devem chegar ao público em geral no próximo ano. Entre as novidades estão o Cortex A72 CPU, baseado em ARMv8 e que promete o dobro da velocidade do Cortex A57 e 3,5 vezes a velocidade do Cortex A15, o novo processador gráfico Mali-T880, que promete 1,8 vezes a velocidade do GPU atual Mali-T760 e um novo conector Corelink Cci-500, que assegura o dobro da largura de banda nos System on a Chip, noticia o ArsTechnica.

A Qualcomm usa tecnologia da Cortex de entrada de gama para os Snapdragon 200 e 400 e sabe-se que as séries 600 e 800 vão ter uma combinação de núcleos Cortex A57 e A53. A Nvidia também usa um design personalizado no Tegra K1 de 64 bits e desenhos da ARM nos K1 de 32 bits e noutros SoCs. Por fim, os fabricantes como Samsung, Mediatek, Rockchip, entre outros, assentam completamente nos CPUs da ARM, sendo esta escolha também preferencial para os GPUs.
Por agora, estas são as velocidades e desempenhos anunciados pela ARM e não existem ainda testes realizados pelos media ou por outras entidades independentes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega