Avançar para o conteúdo principal

Agência de Segurança (NSA) pagou a gigantes da Internet

Segundo informações publicadas pelo jornal  The Guardian, a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos da América (NSA), pagou milhões de dólares a grandes empresas da Internet. Yahoo, Google, Microsoft e Facebook, foram as empresas que receberam dinheiro da NSA para cobrir os custos associados relativamente aos pedidos de espionagem informática norte-americanos (PRISM).
NSA_00
Tais informações são baseadas em documentos fornecidos pelo ex-analista da CIA Edward Snowden, que mostram agora uma primeira evidência de uma relação financeira entre as empresas de tecnologia referidas e da NSA .
Os custos adicionais resultaram de novas exigências do Tribunal Fisa, tribunal federal que define e autoriza as operações de vigilância, criado ao abrigo da Lei de Vigilância e Inteligência Estrangeira, e que, em 2011, declarou o programa inconstitucional uma vez que a NSA não conseguia distinguir o tráfego nacional do tráfego estrangeiro, o que violava a Constituição.
A suspensão deveu-se ao facto de serem conhecidas as operações da NSA, que procedia à intercepção de milhares de e-mails, violando assim a privacidade dos utilizadores.Tal decisão obrigou a agência norte-americana a mudar os procedimentos de recolha de informação digital, sendo criadas novas certificações para que a NSA continuasse as operações.
Actualização das certificações
nsa_02
Relativamente a esta questão, Snowden referiu a um jornal britânico que as “Operações de Recursos Especiais,ou seja, os pagamentos a terceiros são “a jóia da coroa”, uma vez que este tipo de programas de espionagem têm “alianças corporativas” com as mais diversas empresas de telecomunicações e serviços, facilitando assim o acesso a dados supostamente privados.

Tanto a Yahoo e o Facebook têm admitido de certa forma tal envolvimento, mas não querem falar muito nestes “reembolsos” pelos serviços de vigilância informática prestados. A Google negou desde logo o seu envolvimento e a Microsoft ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega