Avançar para o conteúdo principal

Desactive o reinício automático do Windows 8 após actualização

Actualmente é prática comum suspender ou hibernar o computador. A possibilidade de ligar o computador e ter disponível a organização tal e qual estava antes de ser desligado é óptima mas… o que mais me aborrece é ser obrigado a reiniciar o sistema, periodicamente, para que a instalação de determinada actualização seja concluída.
No Windows 7 é possível adiar a reinício do sistema, consecutivamente por algumas horas (sem limite de repetições), mas no Windows 8 é dado um prazo máximo de 2 dias para que tal seja feito, obrigatoriamente!
Desactive a obrigatoriedade de reiniciar o Windows 8 e passe a fazê-lo apenas quando quiser.
disable_winreboot_0


As actualizações num sistema operativo são realmente importantes, ajudam a melhorar a estabilidade do sistema e, essencialmente, a melhorar a segurança. No Windows costumam surgir semanalmente e apenas algumas delas exigem que o sistema seja iniciado. Ainda assim, por vezes há que gerir as prioridades e o reinício do Windows, num espaço de 2 dias, nem sempre é bem-vindo e poderá trazer algum transtorno.
Não existe uma opção “amigável” para desactivar esse reinício automático. Existem, no entanto, duas formas muito simples de o desactivar, dependendo da versão do Windows em utilização.

Desactivação pelo Editor de Políticas de Grupo Local
No Windows 8 Pro, que inclui o Editor de Políticas de Grupo Local, pode ser utilizada a forma mais simples de desactivar o reinício automático:
  • Abrir o Editor de Políticas de Grupo Local, bastando escrever gpedit.msc no menu Iniciar;
  • Expandir o seguinte caminho:
    Configuração do computador > Modelos administrativos > Componentes do Windows > Windows Update

    disable_winreboot_1_540
  • No painel do lado direito, abrir a definição Sem reinício automático com utilizadores em sessão para instalações de actualizações;
  • Escolher Ativado e premir OK. A alteração é efectivada sem ter que reiniciar o PC, o que é óptimo!
    disable_winreboot_2_540
  • Feito.

Desactivação pelo Editor de registo
Para outras versões do Windows que não incluem o Editor de Políticas de Grupo Local, é possível fazer o processo mas agora a partir do Editor de registo do Windows:
  • Abrir o Editor de registo, bastando escrever regedit no menu Iniciar;
  • Expandir o seguinte caminho:
    HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\WindowsUpdate\AU
  • No painel lateral direito, abrir o menu de contexto (botão direito do rato), escolher Novo > Valor DWORD (32 bits) e dar-lhe o nome NoAutoRebootWithLoggedOnUsers;
  • disable_winreboot_3_540
  • Abrir o valor criado, dar o valor 1, escolher Hexadecimal e confirmar;
  • Reiniciar o computador;
  • Feito.

Ambos os métodos levam exactamente à mesma consequência, onde o método pelo Editor de registo por igualmente ser utilizado na versão Windows 8 Pro.
Acabaram-se as obrigações de reiniciar o Windows 8! No entanto, não adie indefinidamente a instalação das actualizações, pois continuam a ser essenciais para que o sistema esteja sempre devidamente actualizado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega