domingo, 4 de outubro de 2015

Virus infecta routers para proteger utilizadores de Outros virús

virus benigno 
Quando se fala de virus e malware, muita gente associa os mesmos a programas maliciosos, como sendo algo a manter “longe” do sistema. No entanto, foi recentemente descoberto o oposto.

A empresa de segurança Symantec revela ter descoberto um novo virus, o Linux.Wifatch, que possui como objetivo infectar routers e prevenir que os mesmos recebam outro tipo de malware. Ou seja, este “virus” verifica se um determinado equipamento está a receber malware, eliminando o mesmo antes sequer que chegue aos sistemas dos utilizadores.

O vírus mantem ainda uma ligação P2P aberta para ser atualizado contra novas ameaças que possam surgir. Para os que pretendam remover este “virus”, a solução passa simplesmente por realizar o reset completo ao equipamento, sendo automaticamente eliminados todos os traços do mesmo.

Até ao momento ainda se desconhece o autor deste virus, porém aparenta tratar-se de algo benigno. A empresa sublinha que irá permanecer atenta ao Linux.Wifatch para se certificar que não altera o funcionamento para atividades maliciosas.