Avançar para o conteúdo principal

Podec, o primeiro Trojan a enganar o CAPTCHA



No final do ano de 2014, a Kaspersky Lab detectou que um Trojan, de nome Trojan-SMS.AndroidOS.Podec, estaria a conseguir enganar os sistemas de reconhecimento de imagens CAPTCHA, levando milhares de utilizadores Android a ficarem infectados e a subscreverem serviços de valor acrescentado sem que tivessem conhecimento disso mesmo, pois os utilizadores não recebiam qualquer notificação quanto à subscrição.
imagem_trojan_captch00Desde então, este software malicioso não deixou de crescer, tendo sido acrescentados novos recursos e novas arquitecturas. 

O método de ataque utilizado por estes hackers  é muito simples. 

Para atrair os utilizadores, este software malicioso envia hiperligações para versões não legitimas de jogos de computador muito populares em todo o mundo e o facto de serem gratuitos e terem um tamanho menor do que os jogos originais tem atraído milhares de utilizadores, que têm sido enganados através deste esquema.


andoid malware_1Depois dos utilizadores acederem a essa hiperligação e após a infecção, o software malicioso tem acesso a privilégios de administrador, fazendo com que seja impossível apagar ou suspender a execução do mesmo. Segundo os dados recolhidos pela empresa de segurança, os principais alvos têm sido os utilizadores de serviços como, a maior rede social da Rússia, o VKontakt, assim como também de domínios como o APK-DOWNLOAD3.RU e do MINERGAMEVIP.COM, o que tem afectado principalmente utilizadores que habitam no país, mas também em países vizinhos.

Quando é necessário ultrapassar barreiras de segurança como é o caso dos CAPTCHA, este Trojan envia a imagem para um serviço online de conversão de imagem para texto, que neste caso é o ANTIGATE.COM, que em poucos segundos converte a imagem CAPTCHA para texto, que posteriormente é devolvido ao Podec para que o mesmo possa prosseguir a sua execução.

Depois de ultrapassar esta barreira, o software malicioso esconde ainda as notificações dos sistemas de cobrança, isto é, o utilizador não será notificado que está a subscrever um serviço pago e nem sequer é questionado se autoriza ou não a transacção. 

Tendo tudo isto, como objectivo principal, extorquir dinheiro aos utilizadores através de serviços de valor acrescentado.

Para além de tudo isto, este software malicioso utiliza ainda técnicas sofisticadas para evitar a análise do seu código-fonte, através de classes falsas e ofuscação de código através de um protector legitimo bastante caro, o que torna difícil o acesso ao código-fonte da aplicação.

Devido a esta questão a Kaspersky Lab aconselha todos os utilizadores a instalarem aplicações apenas através da Google Play, evitando assim que os seus dispositivos sejam infectados com este software malicioso

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega