Avançar para o conteúdo principal

Novo vírus Android consegue contornar mecanismos de Captcha

android_virus_1A mais recente descoberta veio mostrar o Podec, um vírus que consegue contornar as verificações dos mecanismos Captcha e assim roubar dinheiro aos utilizadores de smartphones infectados.
Este vírus é também conhecido por Trojan-SMS.AndroidOS.Podec e a sua propagação dá-se por SMS.
O Podec está para já a ter um impacto muito grande no norte da Europa, principalmente na Rússia, onde a maioria dos dispositivos estão infetados.
 No entanto existem já muitos casos noutros locais, nomeadamente na América do Sul.
A intenção do Podec é roubar dinheiro aos utilizadores infectados, conseguindo subscrever serviços de valor acrescentado e outros similares, onde o utilizador tem de pagar para estar presente.
A forma que é usada da para fazer esses registos recorre a serviços de tradução do Captcha, conseguindo o Podec mimetizar o comportamento humano e assim garantir que esses códigos lhes são fornecidos.
Ao conseguir esconder do utilizador os alertas para os custos dos serviços subscritos e a necessidade de autorização para a sua utilização.
android_virus_2Este virus se espalha através da instalação de aplicações oriundas de lojas não oficiais ou de aplicações alteradas. 
Assim que este é instalado pede ao utilizador permissões de administração do dispositivo, o que leva a que depois seja quase impossível de remover do aparelho.
O código do Podec está muito bem desenvolvido e resguardado, sendo espalhado por várias zonas do sistema e estando protegido por medidas que o ofuscam e que o dissimulam dentro do sistema, garantindo assim uma dificuldade acrescida para a sua detecção.
O Podec foi descoberto pela Kaspersky e os utilizadores para se protegerem devem ter o cuidado de não instalar aplicações que sejam obtidas de fora da Play Store da Google ou que venham de fontes duvidosas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega