sábado, 28 de março de 2015

Novo vírus Android consegue contornar mecanismos de Captcha

android_virus_1A mais recente descoberta veio mostrar o Podec, um vírus que consegue contornar as verificações dos mecanismos Captcha e assim roubar dinheiro aos utilizadores de smartphones infectados.
Este vírus é também conhecido por Trojan-SMS.AndroidOS.Podec e a sua propagação dá-se por SMS.
O Podec está para já a ter um impacto muito grande no norte da Europa, principalmente na Rússia, onde a maioria dos dispositivos estão infetados.
 No entanto existem já muitos casos noutros locais, nomeadamente na América do Sul.
A intenção do Podec é roubar dinheiro aos utilizadores infectados, conseguindo subscrever serviços de valor acrescentado e outros similares, onde o utilizador tem de pagar para estar presente.
A forma que é usada da para fazer esses registos recorre a serviços de tradução do Captcha, conseguindo o Podec mimetizar o comportamento humano e assim garantir que esses códigos lhes são fornecidos.
Ao conseguir esconder do utilizador os alertas para os custos dos serviços subscritos e a necessidade de autorização para a sua utilização.
android_virus_2Este virus se espalha através da instalação de aplicações oriundas de lojas não oficiais ou de aplicações alteradas. 
Assim que este é instalado pede ao utilizador permissões de administração do dispositivo, o que leva a que depois seja quase impossível de remover do aparelho.
O código do Podec está muito bem desenvolvido e resguardado, sendo espalhado por várias zonas do sistema e estando protegido por medidas que o ofuscam e que o dissimulam dentro do sistema, garantindo assim uma dificuldade acrescida para a sua detecção.
O Podec foi descoberto pela Kaspersky e os utilizadores para se protegerem devem ter o cuidado de não instalar aplicações que sejam obtidas de fora da Play Store da Google ou que venham de fontes duvidosas.