Avançar para o conteúdo principal

A NSA esconde spyware em unidades de disco rígido

Os principais fabricantes de discos estão a colocar no mercado Discos Rigidos (HDs) com spyware.
spyware_1
A descoberta foi feita pela Kaspersky e mostrou que os discos rígidos dos fabricantes Western Digital, Seagate, Toshiba, IBM, Micron Technology e a Samsung estão a ser colocados no mercado com spyware que está a ser colocado de forma não autorizada.
Não existe uma declaração  de quem é que está por trás desta infecção, mas a equipa que descobriu revelou que a infecção está relacionada com a mesma entidade que esteve ligada ao Stuxnet, que se julga estar associada à NSA.
Este spyware fica alojado nos discos e sempre que a máquina é iniciada pode voltar a ser infectada, conseguindo assim ultrapassar todos os mecanismos de segurança que sejam aplicados.
As máquinas onde este spyware foi detectado estão espalhadas em mais de 30 países e aparentemente apenas está limitado a um grupo restrito de máquinas.
spyware_2
Do que foi descoberto apenas as máquinas onde o grupo de atacantes queria entrar viram ser activado este mecanismo, sendo muito selectivos no locais onde queriam aceder os dados e à informação.
A presença deste spyware nos discos destes fabricantes está acessível desde  2001.
Os investigadores que descobriram esta situação anormal revelaram que a sua sofisticação é de tal forma grande que os métodos de colocação do spyware nos discos requeria acesso a código proprietário dos fabricantes.
Mesmo com este spyware disseminado a todo o planeta e com presença em milhões de máquinas, os utilizadores normais não precisam de se preocupar se os seus dados foram acedidos.
É no entanto uma situação anormal e mais uma prova de que a maioria das agências governamentais conseguem aceder às informações que querem e quando querem, usando mecanismos fora do que pode ser considerado acessível

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega