Avançar para o conteúdo principal

Bug grave do compilador GCC Linux deixa sistemas operativos Linux vulneráveis


linux_ghost_1



Foi descoberta uma nova vulnerabilidades no linux que coloca em risco qualquer servidor Linux.
Este novo bug descoberto está provavelmente presente em qualquer servidor Linux e representa uma falha de segurança grave. Se devidamente explorado o Ghost consegue dar ao atacante acesso à máquina remota onde depois pode correr qualquer código que entenda.
A falha reside num buffer overflow que é feito na função __nss_hostname_digits_dots() da glibc. Esta função é chamada sempre que outras duas são invocadas – gethostbyname() e gethostbyname2() – e que servem para fazer a tradução de nomes DNS em endereços IP.
Qualquer atacante que consiga invocar uma dessas duas funções consegue explorar a falha e e executar código aleatório com as permissões do utilizador que está a correr a aplicação.
Por o GCC ser uma ferramenta que é usada em quase todos os sistemas Linux a falha tem um impacto grande e está de certeza presente na maioria dos servidores onde este sistema corre.
Não existe também um serviço específico onde o problema se manifeste, estando mais uma vez presente na maioria dos serviços que esses servidores alojam, desde o email até às páginas web.
O Ghost e o problema que apresenta pode ser entendido no vídeo que apresentamos abaixo, da autoria do investigador que descobriu este problema.
A falha foi detectada numa avaliação de segurança da empresa Qualys.
linux_ghost_2Antes de tornar público a Qualys contactou e trabalhou de perto com as equipas das principais distribuições Linux para que fossem disponibilizadas actualizações ao GCC e às bibliotecas afectadas por este problema.
Segundo o que foi descoberto o problema existe desde 2000.
As actualizações dos diferentes sistemas estão na sua maioria disponíveis.
É por isso importante que todos os sistemas sejam actualizado.
As actualizações de segurança começaram a ser disponibilizadas no dia 27 de Janeiro de 2015.
A interligação e a dependência dos sistemas Linux com o GCC é grande, sendo esta biblioteca essencial para o funcionamento do sistema.
A sua presença nos servidores Linux é quase certa na sua quase totalidade.
Recomenda-se a todos os utilizadores que usam distribuições linux a atualizarem os sistemas operativos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega