Avançar para o conteúdo principal

Novo Bluetooth 4.2 já permite o acesso à Internet

modern-home-bluetooth-audio-bulb-deal-640x0
O Bluetooth é hoje considerado por muitos como uma tecnologia legacy, que garante pouca largura de banda e que apenas é adequada para comunicações de curta distancia (inferiores a 100m). 
No entanto este padrão de comunicação tem evoluído significativamente e quem sabe se este não será uma das tecnologias mais usadas no mundo da Internet das coisas?
Recentemente o grupo Bluetooth Special Interest anunciou a versão 4.2 e as novidades são muito interessantes.
As tecnologias associadas às redes sem fios são uma área que normalmente desperta sempre alguma curiosidade. Para os que pensam que a tecnologia Bluetooth não tem futuro, talvez seja a altura adequada para mudar de ideias.
Anunciado recentemente, o novo Bluetooth 4.2 vai garantir maiores taxas de transmissão de dados, é mais eficiente no que se refere à gestão de energia e garantirá também uma maior segurança nas comunicações. Além disso, a grande novidade é que esta nova versão também permitirá o acesso à Internet, sem a necessidade de ter uma ligação Wifi usando para isso o protocolo IPv6/Wlan.
bluetooth_42
De acordo com o Bluetooth SIG, esta nova versão do protocolo Bluetooth tem uma capacidade de transporte de dados que é até 10 vezes maior do que as versões anteriores e suporta velocidades de transferência de dados que são até 2,5 vezes mais rápidas.
Este novo protocolo estará presente em vários equipamento já em 2015. Com esta tecnologia, dispositivos como termóstatos, câmaras e lâmpadas inteligentes, entre outros, poderão enviar/receber dados directamente da Internet.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega