quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Novo Bluetooth 4.2 já permite o acesso à Internet

modern-home-bluetooth-audio-bulb-deal-640x0
O Bluetooth é hoje considerado por muitos como uma tecnologia legacy, que garante pouca largura de banda e que apenas é adequada para comunicações de curta distancia (inferiores a 100m). 
No entanto este padrão de comunicação tem evoluído significativamente e quem sabe se este não será uma das tecnologias mais usadas no mundo da Internet das coisas?
Recentemente o grupo Bluetooth Special Interest anunciou a versão 4.2 e as novidades são muito interessantes.
As tecnologias associadas às redes sem fios são uma área que normalmente desperta sempre alguma curiosidade. Para os que pensam que a tecnologia Bluetooth não tem futuro, talvez seja a altura adequada para mudar de ideias.
Anunciado recentemente, o novo Bluetooth 4.2 vai garantir maiores taxas de transmissão de dados, é mais eficiente no que se refere à gestão de energia e garantirá também uma maior segurança nas comunicações. Além disso, a grande novidade é que esta nova versão também permitirá o acesso à Internet, sem a necessidade de ter uma ligação Wifi usando para isso o protocolo IPv6/Wlan.
bluetooth_42
De acordo com o Bluetooth SIG, esta nova versão do protocolo Bluetooth tem uma capacidade de transporte de dados que é até 10 vezes maior do que as versões anteriores e suporta velocidades de transferência de dados que são até 2,5 vezes mais rápidas.
Este novo protocolo estará presente em vários equipamento já em 2015. Com esta tecnologia, dispositivos como termóstatos, câmaras e lâmpadas inteligentes, entre outros, poderão enviar/receber dados directamente da Internet.