segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Coreia do Norte está sem Internet

coreia_00
São vários os canais de informação internacionais que estão a informar que a Coreia do Norte está sem Internet! 

Até ao momento não há qualquer informação sobre o que se está a passar ou responsabilidade de tal acontecimento, mas é sabido que desde sexta-feira a Internet naquele país tem sofrido vários cortes.
Depois dos supostos ataques da Coreia do Norte à Sony, as informações publicadas dão conta que  existe uma grande tensão em volta deste caso.
De um lado o FBI confirmou que os ataques são da responsabilidade do regime de Pyongyang, tendo Barack Obama dito que os Estados Unidos responderão proporcionalmente e que foi um erro a Sony Pictures ter suspendido o filme The Interview (que deu origem a tais ataques).
korea_04
Como se esperava, a Coreia do Norte negou tais acusações e  através do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte referiu que «Os Estados Unidos devem ter presente que vão ter de enfrentar graves consequências no caso de rejeitarem a proposta de uma investigação conjunta». O mesmo porta-voz sublinhou e ironizou sobre as acusações do FBI: «São uma “calúnia” e a Coreia do Norte provará a sua inocência mesmo sem recorrer a tortura, como é feito pela CIA».

Já esta Segunda-Feira, a Coreia do Norte ameaçou atacar os Estados Unidos em “todos os espaços de guerra”, incluindo obviamente no ciber-espaço. No extenso comunicado, pode ler-se que:
O exército e o povo da Coreia do Norte estão totalmente preparados para um confronto com os Estados Unidos em todos os espaços de guerra entre os quais o espaço da ciberguerra”. “A nossa dura retaliação será direcionada contra a Casa Branca, o Pentágono e todo o território dos Estados Unidos, uma latrina de terrorismo, que irá ultrapassar de longe ‘retaliação simétrica’ anunciada por Obama
korea_02
Entretanto chegam-nos várias informações que a Coreia do Norte está neste momento sem Internet. De acordo com vários sites, a Coreia do Norte tem quatro ligações à rede mundial e nenhuma delas está a funcionar.O serviço começou a ser afectado na passada Sexta-feira, mas agora o país está mesmo offline.
Entretanto há alguns cenários que se começam a analisar:


  • Coreia do Norte desligou a sua própria Internet – Alguns analistas acreditam mesmo que se trata de um esquema “bem definido”, para que o mundo pense que de facto a Coreia do Norte está a ser atacada.
  • China cortou o acesso à Coreia – A Coreia do Norte tem acesso à Internet através do operador  China Unicom
  • Alguma coisa está a interferir no tráfego de Internet da Coreia