Avançar para o conteúdo principal

Microsoft Abre código fonte do Microsoft Framework e do Visual Studio

Ainda no começo do ano, durante a conferência para desenvolvedores BUILD, Microsoft anunciou a criação da .NET Foundation, fundação voltada para a comunidade open source. 

E dando continuidade à iniciativa, a empresa colocou, nesta quarta-feira, parte de seu popular framework .NET sobre responsabilidade do grupo, abrindo o código-fonte das soluções voltadas para o lado do servidor.
Segundo comunicado disponível no site da MS, o pacote de ferramentas inclui desde o ASP.NET 5 e o compilador até o Core Runtime e as bibliotecas.
O texto ainda revela que, a partir de agora, as soluções serão compatíveis com Linux e OS X, o que deve facilitar o desenvolvimento de programas multi-plataforma. Aliás, O trabalho de adaptação para os outros sistemas foi feito em conjunto com a comunidade do projeto Mono, segundo texto do executivo S. Somasegar.
A ideia de abrir o código-fonte do pacote também deve servir para ajudar a Microsoft a melhorar as soluções disponíveis, visto que o feedback enviado pelos usuários deve crescer consideravelmente. Os arquivos já foram colocados em repositórios no GitHub sobre licença MIT ou Apache, caso queira conferir e colaborar com o projeto.
Novo Visual Studio gratuito – Além de abrir o framework, a companhia liderada por Satya Nadella lançou gratuitamente o Visual Studio Community 2013, o ambiente de desenvolvimento. E sem grandes limitações desta vez, como acontece com o a versão Express – de acordo com Somasegar, trata-se de “uma edição completa que permite a desenvolvedores focar em qualquer plataforma, de desktops e mobile à web e nuvem”.
Por não ser de código aberto, o uso do software é limitado à criação de aplicativos em ambientes não corporativos – ou seja, é mais voltado a desenvolvedores independentes e estudantes. Mas, ainda assim, ele não deixa de apresentar suas vantagens, como compatibilidade com as mais de 5 000 extensões do Visual Studio e ferramentas típicas, como análise de código, debug gráfico e Blend.
Junto do Visual Studio gratuito, aliás, a Microsoft ainda revelou as prévias do Visual Studio 2015 e do .NET 2015. As novas versões terão melhorias em termos de produtividade e compatibilidade com a nuvem, e o IDE em particular virá com um emulador de Android e uma atualização nas Visual Studio Tools for Cordova – com suporte a apps universais para Windows 8.1 e debug para iOS dentro do ambiente de desenvolvimento.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega