domingo, 2 de novembro de 2014

eTree – A árvore que tem Wifi e carrega carrega telemóveis a energia solar

Chama-se eTree e é um projecto de uma startup israelita que consiste numa árvore “tecnológica” que está actualmente “plantada” em Ramat Hanadiv Garden, em Israel, tem a capacidade de gerar energia eléctrica (através dos painéis solares que fazem a vez das folhas), oferecer acesso à Internet através do wireless e até tem água fresca para consumo de animais e de pessoas.
eTree_01A ideia pertence a uma startup israelita e o objectivo era criar uma árvore auto-sustentável, capaz de gerar energia que permitisse carregar smartphones, portáteis, entre outros equipamentos.
Esta árvore metálica com 7 painéis solares, baptizada de eTree, consegue produzir 1.4 kW por hora o que permite recarregar 35 portáteis em simultâneo.
eTree_00
A eTree foi imaginada pelo desinger Yoav Ben-Dov que demorou cerca de 18 meses a passar do papel para um projecto real.
Além da sombra e de gerar energia (que pode também ser aproveitada para o sistema de iluminação), a eTree disponibiliza também acesso à Internet, através de uma rede wifi, e tem também um sistema de refrigeração de água.
eTree_02
A empresa Sologic, responsável pelo projecto, referiu que no futuro esperam que haja eTrees em todo o país e em todo o mundo.
A eTree custa  $100,000 (cerca de 79 mil euros) – um valor elevado, especialmente se for pensada para “plantar” em países não desenvolvidos.