Avançar para o conteúdo principal

Cidade alemã muda de sistema operativo Windows para Linux

Apesar da história dos cidadãos da cidade de Munique terem de emigrado de Windows para Linux  ter sido considerado um desastre, a verdade é que há mais cidades alemãs a seguirem o exemplo e a migrar de Windows para Linux.
Gummersbach, uma cidade da Alemanha com cerca de 50 mil habitantes acabou de terminar, com sucesso, o processo de migração do Windows para Linux Suse.
Desconfia-se que esta migração tem a ver com a descontinuidade do suporte do Windows XP. 
Suse_Linux
Em Agosto, os responsáveis pela cidade enviaram um comunicado ao sitePro Linux, um site de notícias alemão Linux, anunciando a conclusão do projecto de migração e detalhando a política de implementação.
O processo de migração iniciou-se em 2007, quando já havia uma clara visão em substituir o software proprietário por open source. . A migração “salvou” a cidade de uma soma de cinco dígitos, e espera-se uma redução adicional de custos com TI,  licenças proprietárias e também custos inferiores com hardware.
De acordo com o site Joinup, foram migrados 300 Desktops de Windows para Linux, mais concretamente para a distribuição Linux Suse. Como ambiente de trabalho passou a ser usado o Mate.
 Actualmente há apenas 25 computadores com software proprietário.
suse_mate
Os funcionários da cidade de Gummersbach passaram a usar o LibreOffice como ferramenta de produtividade, Open-Xchange para e-mail e outras ferramentas open source. Alguns departamentos estão a também a usar o Wollmux ,uma ferramenta de código aberto para gestão de formulários e modelos de documentos desenvolvidos pela cidade alemã de Munique.
Via Joinup

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega