Avançar para o conteúdo principal

Vulnerabilidade na shell Bash põe em risco máquinas Linux

De acordo com várias noticias, o interpretador de comandos Bash tem um problema de segurança grave. Stephane Chazelas, o autor de tal descoberta, refere que a vulnerabilidade está presente até a versão 4.3 do Bash e coloca em risco máquinas Linux que têm servidores Apache a correr. O serviço OpenSSH também é afectado por tal problema.
trinity-nmapscreen-hd-crop-1200x728
Quem tem máquinas Linux com shell Bash então é muito importante que verifique se a shell Bash tem uma versão inferior ou igual a 4.3. No caso do seu sistema ser afectado por tal vulnerabilidade é importante que saiba que o mesmo pode ser atacado remotamente por atacantes não autenticados.
bug que afecta a shell reside no facto de ser possível manipular variáveis de ambiente no próprio bash, permitindo, por exemplo, atribuir uma função a uma variável (podendo até receber parâmetros de entrada).
bash
No caso de uma máquina Linux ter um servidor Apache que tenha alojado páginas web que invoquem directamente comandos na shell ou que suporte scripts CGI (Common Gateway Interface – permite que uma página web passe parâmetros para um programa alojado no servidor), como forma do utilizador inserir/passar dados, então o servidor Web corre o risco de ser atacado.
Tal vulnerabilidade já foi classificada com a nota máxima na base de dados de vulnerabilidades do NIST
Como resolver tal problema?

Depois de identificado o problema, a equipa responsável pelo Bash lançou já um conjunto de patchs (ver aqui) para quem usa o Bash desde a versão 3.0 até ao 4.3. No caso do Debian e do Red Hat os pacthes já estão disponíveis nos repositórios.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega