terça-feira, 23 de setembro de 2014

Novo conector USB tipo C + DisplayPort num único cabo

A tecnologia USB é usada nos mais diversos sistemas operativos bem como nas diversas arquitecturas de computadores.
DSC_3533-640x425Nos últimos tempos temos vindo a acompanhar a evolução da tecnologia Das portas USB Tipo C que, ao que já se sabe,  será reversível, ou seja, o utilizador deixará de ser preocupar com o lado de encaixe correto do conector, já que este funcionará de ambos os lados.
Agora surgem novas informações que o novo standard terá suporte para DisplayPort.
Foi em Agosto de 2013 que o o USB 3.0 Promoter Group anunciou as especificações que farão parte do novo USB Tipo C.
Esta nova versão adiciona melhorias significativas ao nível da velocidade de transmissão de dados, podendo chegar aos 10 Gbps graças à codificação de dados mais eficiente.
De referir que caso se confirmem tais velocidades, o USB 3.1 garantirá o dobro da velocidade efectiva comparativamente à versão 3.0 que pode chegar aos  5 Gbps. 
De acordo com as revelações recentes da Video Electronics Standards Association e do USB 3.0 Promoter Group), o novo conector USB Tipo C além de garantir suporte para sinais de vídeo a 4K (e superior), terá também suporte para a tecnologia DisplayPort e também carregar os dispositivos conectados a porta USB C .

USB_12

Mesmo atingindo os 10 Gbps, o USB 3.1 não conseguirá ultrapassar o standard Thunderbolt 2 da Intel que garante velocidades de transferência de dados na ordem dos 20 Gbps.