Avançar para o conteúdo principal

Ataque ao iCloud mostra fotos de celebridades nuas

Jennifer Lawrence, Kirsten Dunst, Selena Gomez e mais algumas estrelas tiveram o seu iCloud invadido.
Uma suposta falha de segurança no iCloud resultou numa exposição de inúmeras fotos de celebridades que aparecem nuas em fotos guardadas no serviço cloud da Apple.

Um script Python surgiu no Github e parece ter originado o acesso a utilizadores mal intencionados, recorrendo à ‘força bruta’ obtendo uma senha de uma conta do iCloud da Apple, graças a uma vulnerabilidade no serviço Find My iPhone

Este ataque, de “força bruta”, em grosso modo, usa um script que permite aos utilizadores mal intencionados, correr senhas até que a correcta seja aceite.
Foi desta forma que os “hackers” conseguiram o acesso ao iCloud dessas vítimas e daí conseguiram ver tudo o que esses utilizadores Apple tinham no seu iPhone e iPad, como as fotos, vídeos e músicas.
imagem_icloud_hacked01_small

Mas o caso torna-se mais grave que a simples exposição online de material privado. O hacker que divulgou as fotos da actriz Jennifer Lawrence nua no site 4Chan pediu doações a outros utilizadores da rede. Como pode ser visto no jornal britânico The Mirror, este hacker afirmou que tinha em sua posse um vídeo íntimo da actriz e usou essa informação para “negociar” a sua divulgação. “Eu sei que ninguém vai acreditar em mim, mas eu tenho um vídeo curto da Lawrence. É muito curto, pouco mais de dois minutos, e só dá para ver os peitos dela”, lê-se no artigo.
A ideia do hacker era “oferecer” estas imagens em troca de bitcoins
A curiosidade para este material levou que em segundos estas fotos corressem mundo.
 Foi inclusive publicado um “guia prático” de como foi feito o acesso.
Ainda há muita informação a desvendar e algumas das visadas estão já a recorrer a meios policiais e judiciários para parar esta onda e para chegar ao culpado.
A Apple ainda não se pronunciou sobre o sucedido mas certamente será um rombo na confiança deste serviço. Às portas da Keynote, Tim Cook tem um problema grande para resolver.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega