quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Apple aumenta segurança do iCloud com alertas de login

O recente acesso a iClouds de várias estrelas veio deixar a Apple em alerta máximo e com todos os cuidados a serem colocadas na resolução desse problema.
Mesmo com a afirmação de que o problema não veio dos seus serviços, a Apple resolveu aplicar algumas novas medidas de segurança no seu serviço iCloud, para garantir que caso este seja comprometido, os utilizadores são alertado e são notificados de acessos.
icloud_1
A nova medida que a Apple aplicou no iCloud é muito simples e consegue dar aos utilizadores deste serviço de alojamento alguns alertas muito simples, mas que conseguem dar-lhes a noção de haver acessos não autorizados.
A forma que a Apple encontrou para conseguir essa sua ideia foi através do envio de mensagens de email sempre que for realizado um acesso ao serviço iCloud.
O conteúdo da mensagem é extremamente simples mas com informação útil e directa. É apresentado ao utilizador a data e a hora a que esse acesso foi feito, devendo apenas ser verificado se é um acesso válido ou não.
Com essa mensagem o utilizador consegue detectar não autorizados e de imediato agir para os terminar. Caso o acesso seja feito pelo utilizador, apenas necessita de ignorar a mensagem e utilizar o serviço de forma normal.
Os utilizadores do iCloud não necessitam de realizar qualquer configuração ou activar qualquer opção extra. Esta notificação está já activa para todos e assim que existir um novo acesso passam a ser notificados.
icloud_2
Em conjunto com a autenticação de 2 factores vão conseguir dar alguma segurança adicional aos serviços Apple e assim impedir, ou pelo menos bloquear, acessos não autorizados e potencialmente perigosos.
Esta é apenas mais uma medida simples que a Apple toma para garantir a segurança dos seus utilizadores.
Homepage: iCloud