quarta-feira, 27 de agosto de 2014

HP obrigada a recolher e trocar cabos de energia

hp_recolha_1A HP está com um processo de troca de cabos de energia que estão a apresentar defeitos de fabrico. São seis milhões os cabos que a marca prevê estarem a uso e que terá de recolher e trocar.
Este processo de recolha e troca dos cabos de energia surgiu depois de terem surgido nos Estados Unidos várias queixas de consumidores terem visto estes cabos derreterem ou queimarem.
São 29 as queixas já existentes, a sua maioria proveniente dos Estados Unidos, e que dão conta do defeito que estes cabos têm. 
Dessas 29 queixas duas são de queimaduras ligeiras e 13 de danos em propriedade dos consumidores.
Os cabos acompanharam equipamentos que foram vendidos durante os anos de 2010 a 2012 e são maioritariamente de mini computadores portáteis e notebooks HP e Compaq, bem como para os cabos eléctricos distribuídos com os transformadores de docking stations de outros equipamentos.
A 26 de agosto de 2014, a HP anunciou um programa voluntário de recolha e substituição, a nível mundial, em cooperação com várias entidades reguladoras oficiais, para os cabos eléctricos AC distribuídos em todo o mundo com mini computadores portáteis e notebooks HP e Compaq, bem como para os cabos eléctricos distribuídos com os transformadores AC fornecidos com acessórios como as estações de acoplamento (Docking Stations), vendidos a partir de setembro de 2010 até junho de 2012.
O cabo em causa está identificado com amarca (LS-15) e segundo a HP nem todos os cabos dessa série têm o problema identificado.
hp_recolha_2
A grande maioria dos cabos identificados com o problema estará em utilização nos Estados Unidos e Canadá. ´
Existem no entanto outros países onde podem existir cabos destes em utilização, incluindo Portugal.
Como é natural a HP recomenda aos utilizadores que tenham cabos identificados como tendo o problema que os desliguem de imediato da corrente e que parem a sua utilização.
A HP tem disponível um site para ajudar os utilizadores a identificarem os cabos defeituosos e com indicações de como proceder à sua troca junto da marca. Esse site pode ser consultado aqui.