quarta-feira, 30 de julho de 2014

Primeira actualização do Windows Phone 8.1 chega já em Agosto

Ainda sem estar completamente disponibilizado para todos os equipamentos que o vão suportar, o Windows Phone começa já a preparar o seu futuro.
É um sistema operativo que está agora em constante evolução e melhoria e por isso a Microsoft tem já preparada a primeira actualização do Windows Phone 8.1, que vai ser lançada muito em breve.
Chega na forma de uma versão Developer Preview já nos próximos dias e dentro de alguns meses vai ser lançada de forma generalizada e para todos.
windows_phone_81_update_1

Apesar de ser já conhecida, esta actualização não era esperada para tão cedo, ainda para mais não tendo o Windows Phone sido disponibilizado de forma sustentada e generalizada, mas a Microsoft resolveu torná-la uma realidade e está já a prepara o seu lançamento.
A actualização, que tem o nome interno GDR1, traz ao Windows Phone 8.1 algumas funcionalidades novas e que vão tornar este sistema ainda mais adaptado ao que os utilizadores pretendem.
São pequenas melhorias e novas funções que vão ao encontro do que os utilizadores pediram à Microsoft e que fazem todo o sentido.
A sua disponibilização para os testers vai ser feita durante a próxima semana, com um Update Previw, sendo esperado o seu lançamento durante os próximos meses, mais uma vez depois de maturar e de serem corrigidos possíveis bugs que surjam.
Vamos então conhecer as novidades que vão ser aplicadas nesta actualização. As mais significativas são o alargamento da Cortana a outros locais e idiomas, mas ainda sem chegar ao Português.

Live Folders

windows_phone_81_update_2
Esta novidade da Microsoft era já conhecida e vai permitir que coloquemos no ecrã principal do Windows Phone pastas onde agruparemos aplicações, de acordo com o desejo dos utilizadores.
Estas pastas vão ser dinâmicas e vão mostrar todas as notificações que surgirem, da mesma forma que agora acontece com as aplicações.
Mesmo com a proposta similar já disponível da Nokia, a Microsoft resolveu desenvolver a sua versão e integra-la com o Windows Phone. Esta será mais dinâmica e mais coerente com a filosofia Live Tiles.

Xbox Music Live Tile

windows_phone_81_update_3
A Microsoft tem continuado a desenvolver e a melhorar a sua aplicação de música. As melhorias que a actualização vai trazer situam-se principalmente a nível da melhoria da performance.
Mas vão haver outras novidades nesta aplicação, que passará a contar com um Tile próprio, com animação e informação apresentada referente ao que está a ser ouvido.

Melhoras nos SMS e Apps Corner

windows_phone_81_update_4
Também as mensagens vão ser melhoradas, ao passar a ser possível seleccionar múltiplos SMS para que possam ser eliminados ou reencaminhados. Estas duas funções estavam para já limitadas.
Outra novidade que vai surgir é a Apps Corner. Esta nova funcionalidade vai permitir que sejam escolhido um conjunto de aplicações que vão correr em modo sandboxed e que vão ser possíveis de aceder sempre que “emprestarem” o smartphone.
Desta forma apenas vai ser possível aceder a um conjunto limitado de funcionalidades e de aplicações, escolhidas e definidas pelo utilizador, podendo o equipamento ser emprestado sem receio de acesso a áreas mais sensíveis.
A mudança vai também chegar ao Tile da loja de aplicações, que passa a ser dinâmico e a apresentar listas de aplicações.
Com uma chegada marcada para tão breve, vai ser interessante verificar como conseguiu a Microsoft fazer evoluir o Windows Phone 8 em tão pouco tempo.