segunda-feira, 21 de julho de 2014

Partilhe já a sua Internet – Novo firmware da EFF disponível

Em Junho escrevemos aqui um artigo sobre a partilha da Internet, mais concretamente a disponibilização de um novo firmware quer iria permitir “oferecer” Internet a quem não tem password de acesso.
Recentemente a Electronic Frontier Foundation (EFF) disponibilizou já a primeira versão destes firmware. Experimentem!
ssid
O tema deste artigo parece “estranho” mas a verdade é que partilhar a Internet com estranhos não é propriamente uma novidade. Serviços como o MEO ou NOS permitem ter a nossa rede privada e também uma rede genérica que oferece acesso o outros clientes do mesmo serviço.
Membros do “Open Wireless Movement”, que é apoiado pela Mozilla e pelo Electronic Frontier Foundation (EFF), têm vindo a trabalhar num firmware que permitirá, de uma forma simples, partilhar livremente parte da nossa Internet de casa com estranhos.A primeira versão desse firmware já está disponível.
De acordo com a informação divulgada, este “novo” firmware apenas tem suporte para o Netgear WNDR3800mas brevemente estará disponível para outros equipamentos.
netgear
A ideia como já referimos é muito interessante e espera-se que os utilizadores sejam receptivos à mesma.  Desta forma não temos de andar a tentar “hackear” as rede que vamos encontrando por onde passamos. Falta agora saber que outros equipamentos terão suporte para este novo firmware.