quinta-feira, 10 de julho de 2014

Google Maps já permite medir distâncias entre pontos no mapa

Os últimos 2 dias têm estado a ser bastante activos para os lados da Google. Foram várias as novidades que surgiram, todas elas dedicadas a melhorar a utilização dos seus serviços, das suas aplicações e do hardware.
Depois das melhorias no Chromecast e na aplicação Gmail do Android, é agora a vez do Maps ser alvo de uma pequena, mas interessante novidade. Passou a ser possível medir distâncias entre pontos no Maps.
maps_1

Na verdade esta função do Maps já estava disponível para todos os utilizadores deste serviço, mas apenas em testes e no Labs. Agora passou a estar disponível a todos, podendo ser usada sem ter de ser activada, bastando ser chamada no menu de contexto de qualquer ponto no mapa.
A utilização desta função é bastante específica e não será usada por todos os utilizadores, mas os que dela necessitam passam a contar com o acesso facilitado.
A forma de usar a medição de distâncias entre pontos no Google Maps é bastante simples, estando integrada com as funcionalidades que estavam já presentes.
Para ver a distância entre dois pontos no novo Google Maps, utilize o menu de contexto ao clicar com o botão direito do rato.
    1. Abra o novo Google Maps.
    2. Clique com o botão direito do rato no ponto de partida.
    3. Clique em Medir a distância.
    4. Clique em qualquer parte do mapa para criar um percurso que pretenda medir. Clique para adicionar mais pontos a medir.
    5. [Opcional] Arraste um ponto para movê-lo ou clique num ponto para removê-lo.
    6. Procure no mapa e abaixo da caixa de pesquisa para ver a distância total.
Quando terminar, clique no “X” no cartão abaixo da caixa de pesquisa ou clique com o botão direito do rato no mapa e seleccione Limpar medição.
maps_2
A função de medição de distâncias entre pontos está disponível nas duas versões existentes do Maps, sendo que nos mapas clássicos devem activá-la primeiro nos Labs.
Esta era um das muitas funcionalidades que era pedida à Google para o seu serviço de mapas. Depois de alguns anos no Labs, finalmente passou a estar incorporada e disponível a todos.
Se não virem qualquer utilidade, façam ao menos o que o Pplware recomenda nessa situação, divirtam-se a desenhar qualquer objecto no mapa da Google.
Homepage: Google Maps