sábado, 12 de julho de 2014

Dropbox está a disponibilizar o Streaming Sync para todos

A constante procura de melhorias no caso do Dropbox tem trazido a este serviço algumas novas funcionalidades de optimizações. Sempre com a ideia de tornar este serviço ainda mais rápido e mais capaz, as novidades não tardam a serem disponibilizadas depois de passar algum tempo em testes.
Pois a mais recente novidade que o Dropbox está a disponibilizar aos seus utilizadores vem agora tornar o Dropbox ainda mais rápido, quer no envio de ficheiros, quer na recepção dos mesmos.
O Streaming Sync está a dias de ser alargado, para todo os que tiverem o novo cliente instalado.
Dropbox_1

Esta novidade, o Streaming Sync, estava já em testes com os utilizadores das versões destinadas a todos os que querem experimentar as novidades do Dropbox.
Esta funcionalidade promete acelerar o processo de partilha de ficheiros entre os utilizadores deste serviço. No modelo normal, e ainda em uso, apenas depois de um ficheiro ser completamente carregado para o Dropbox é que este pode ser partilhado.
Esta é uma situação particularmente incomoda no caso de ficheiros de dimensões elevadas, que obrigam à espera do tempo necessário para o carregamento, sendo depois necessário esperar o tempo de descarga do mesmo.
Mas com o Streaming Sync este problema desaparece pois passa a ser possível partilhar e iniciar a descarga de um ficheiro antes mesmo do original ter sido completamente carregado.
Esta funcionalidades recorre a ma forma diferente de carregar o ficheiro, que passa a estar partido em blocos, sendo depois partilhado da mesma forma com os destinatários. Se querem saber mais sobre o Streaming Sync, podem ler todos os pormenores técnicos no blog do Dropbox.
Com esta nova funcionalidade, o Streaming Sync, o Dropbox promete aumentos de velocidade que devem rondar, na maioria dos casos na ordem da 1.2 vezes e, em casos particulares, podendo chegar até ao dobro das actuais.
O gráfico abaixo mostra as melhorias que se esperam ser obtidas com o recurso ao Streaming Sync, face ao método tradicional. Estas melhorias vão ser visíveis e aplicadas a ficheiros com uma dimensão superior aos 16MB.
Dropbox_2
Para além desta novidade, que será activada apenas nos próximos dias, o novo cliente traz algumas novidades para os utilizadores.
Passamos a ter disponível, e com possibilidade de acesso ao histórico, às mensagens que o Dropbox ou outros utilizadores vos enviar, podendo nessa mesma zona aprovar ou rejeitar pedidos.
Está também disponível, e no mesmo modo que o anterior, o acesso à lista dos ficheiros actualizados, podendo aí e de forma directa, criar links de partilha para esses mesmos ficheiros.
Dropbox_3
Todas estas novidades estão disponíveis já na nova versão do Dropbox que pode ser já descarregada e usada. Actualizem o vosso cliente e acedam já às novidades da interface.
A função Streaming Sync, apesar de já estar presente, apenas será disponibilizada nos próximos dias, de forma central e alargada a todos.
Download: Dropbox
Homepage: Dropbox