sexta-feira, 11 de julho de 2014

Avast: é fácil recuperar dados de Androids “limpos”

O reset de fábrica do sistema Android pode não estar a funcionar muito bem. A empresa de segurança Avast conta que comprou 20 equipamentos em segunda mão e conseguiu recuperar mais de 40 mil fotos e dados.


A Avast usou software forense disponível e conseguiu recuperar fotos inocentes e de cariz sexual, selfies de homens nus, mulheres em vários estágios de nudez e muitos dados de pesquisas no Google, emails e mensagens de 20 equipamentos que comprou em segunda mão. A todos os telefones foi feito um reset de fábrica antes da compra, mas ainda assim os dados puderam ser recuperados com relativa facilidade, noticia o The Verge.
A Google, por agora, não teceu qualquer comentário sobre este tema e convém não entrar em alarmismos, uma vez que a Avast tem interesse em espalhar a história, sendo uma empresa especializada em segurança informática.
No caso da Apple, por exemplo, o reset do iOS remove a chave de encriptação que protege os dados dos utilizadores. Assim, mesmo que seja recuperada, acaba por se tornar inútil no caso de recuperações não autorizadas pelo utilizador.