quinta-feira, 17 de julho de 2014

Aceda e use a consola escondida da janela de login do OSX

Existem pequenos truques e funcionalidades a que apenas damos valor depois de necessitarmos deles. São funções que entendemos não precisarmos e que um dia acabamos por ter de usar e passamos a tomá-las como essenciais e extremamente úteis.
Hoje deixamos aos nossos leitores uma simples e pequena dica que podem usar no OSX. Sabia que o ecrã de Login deste sistema operativo tem uma consola que pode ser usada por qualquer utilizador?
osx_consola_1


A Apple sempre foi conhecida por dar aos seus sistemas operativos funcionalidades excelentes e por incluir ferramentas adequadas à maioria das situações. É também conhecida por colocar nos locais certos o acesso a tudo o que os utilizadores necessitam.
É precisamente uma dessas situações que vos vamos hoje revelar. Vamos mostrar como num local onde não seria de esperar, na janela de login do OSX, podem ter acesso a uma consola com todas as funcionalidades que podem ter dentro do sistema operativo, depois de autenticados.
O acesso a essa consola permite que possam gerir serviços, criar editar ou eliminar ficheiros ou simplesmente, criar novos utilizadores ou alterar os actuais, sem que para isso tenham de estar a fazer a autenticação através da interface gráfica do OSX. Limitam assim o consumo de recursos e têm acesso às mesmas funções.
Para acederem a essa consola apenas precisam de colocar na caixa do Nome do Utilizador o simples código>console e de imediato vão encaminhados para a consola do OSX.
osx_consola_2
O ecrã de login onde deve colocar o código
Nessa consola, para a qual continuam a necessitar de um nome de utilizador e de uma palavra passe que esteja criada no OSX, podem realizar a maioria das tarefas que fazem dentro do próprio sistema.
A sua utilização continuar a respeitar as regras de segurança que têm dentro do OSX, havendo zonas e comandos que requerem uma autenticação de administrador para dar acesso.
osx_consola_3
A consola escondida do ecrã de login
Para retornarem à janela inicial de login do OSX apenas necessitam de carregar simultaneamente nas teclasEject e Ctrl. A partir dai podem voltar à consola, colocando novamente o código, ou fazer login com os vossos dados de utilizador.
Fica assim apresentado mais um segredo do OSX, que na verdade pode e deve ser usado por todos. Pode não encontrar uma utilização para ele agora, mas com certeza que num futuro próximo irá necessitar de o usar, nem que seja para poder resolver eventuais problemas com o OSX ou com a sua conta de utilizador.