sexta-feira, 25 de julho de 2014

4 alternativas gratuitas ao Word

Não existem quaisquer dúvidas sobre o facto do Word ser o melhor e mais completo processador de texto existente. A cada nova versão do Office lá se encontram novas funcionalidades, novas opções e uma maior criatividade que o vão tornando cada vez mais produtivo.
Mas este é um serviço pago e, na verdade, existe uma grande parte dos seus utilizadores que não tira proveito nem de metade do que o Word oferece. Se assim é, porque não utilizar opções gratuitas?
word_altern
O Word da Microsoft é sem dúvida um serviço com um inúmeras opções que permite a comunicação perfeita com os restantes serviços do Office, tem designes para todos os gostos adaptáveis às mais diversas situações e ocasiões, tem um infindável número de opções de layout e a disponibilidade de novos templates é também ela cada vez maior.
Contudo, existem alternativas, que não tendo grande parte das funcionalidades que o Word oferece, são bastante eficazes respondendo às necessidades de grande parte dos utilizadores.
Conheça quarto dessas alternativas gratuitas.

1 – LibreOffice

LibreOffice_alternativas
O LibreOffice é talvez um dos melhores substitutos ao Microsoft Office de uma forma geral e, para quem ainda está bem familiarizado com as versões mais antigas do Office, as diferenças quase nem se vão notar.
O Writer do LibreOffice apresenta-se com um template simples, as barras de ferramentas de acesso rápido permitem uma edição e formação simples, mesmo ao jeito do Microsoft Office. Entre muitas das suas opções, ele oferece a possibilidade de importar e exportar documentos do Word e ainda exportar documentos como PDF.
O LibreOffice está disponível de forma gratuita para Windows, Windows, Mac OS X e Linux.
LibreOffice

 

 

2 – Google Drive

google_drive_alternativas
Este é o serviço Web da Google. É muito completo em termos de funcionalidades apesar de não permitir formatações ao alto nível do Microsoft Word.
A possibilidade de se poder aceder e editar documentos em qualquer lugar, seja no PC, tablet ou smartphone, de poder ser editado em simultâneo por várias pessoas, maximizando o trabalho de grupo, são também outras das vantagens deste serviço.
Além do mais, os documentos em .docx são facilmente editáveis na Web, são gravados nesse formato ou ainda exportáveis para PDF.
Google docs


 

3 – Scribus

Esta é uma alternativa ao Word para os mais criativos que propriamente para quem precisa de documentos simples sem grandes formatações. Ele será adequado para layouts mais avançados como cartazes, folhetos ou boletins informativos. O modo de funcionamento do Scribus não é tão intuitivo quanto o das opções anteriores e também o seu propósito é diferente, daí ser um pouco mais complexo.
Apesar de ser compatível com documentos do Word no que toca à importação, ele não permite a exportação directa para esse formato, pelo que este não será o melhor processador de texto para quem pretende partilhar documentos com outras pessoas.
O Scribus está disponível para Windows, Mac OS X e Linux.
Scribus

 

4 – Zoho Docs

zoho_alternativas
Tal como o Google Drive, o Zoho Docs é uma plataforma online que além dos documentos de texto, ainda permite a criação de documento em folhas de calculo e de apresentações online ao estilo do PowerPoint.
Em termos de interface, este processador de texto é muito idêntico ao Word ou até mesmo ao Google Docs, contudo não oferece grande parte das opções de formação.

O Zoho permite exportar e importar documentos em .docx e oferece aplicações para Android e iOS para acesso directo aos documentos em qualquer dispositivo.