Avançar para o conteúdo principal

Novo malware permite à Polícia o acesso ao seu Smartphone

A maior utopia é acreditar que a segurança existe, ponto! Hoje, investigadores da Kaspersky e dos Citizen Lab publicaram um relatório com um novo tipo de malware desenhado para permitir às forças policiais o acesso completo a telefones suspeitos.
A ferramenta, dubbed Remote Control System (ou RCS), pode ser colocada fisicamente através da porta USB iu via cartão SD, mas também pode ser depositada remotamente através de um link infectado ou por injecção de tráfego.
Sabe se o seu smartphone está infectado?
imagem_malware_policia000_small

Pois bem, este malware tem um modus operandi curioso. Uma vez infectado, o smartphone permite que a polícia monitorize a sua localização, grave o som ambiente através do microfone, tenha acesso às conversas ou mesmo que tenha acesso à sua câmara de fotografar e faça fotografias espontâneas.
Este malware funciona melhor em dispositivos Android, mas também pode ser instalado em dispositivos iOS, que tenham o jailbreak feito, só nesses casos.
A equipa que desenvolveu este “malware” está sediada em Milão e emprega mais de 50 funcionários. Actuam no nicho de mercado do software de vigilância para as forças policiais em mais de “doze países” ou nos “seis continentes”.
Ainda não é muito claro onde é que o RCS está a ser usado, mas os indicadores mais recentes apontam para a Arábia Saudita, numa app falsa de nome “Qatif”, foi nesta app que foi encontrado inicialmente o código malicioso.
O relatório também inclui um mapa de uma apresentação da equipa que desenvolveu o “Hacking” onde mostram o xerife do Condado de LA como um local padrão, levando alguns observadores a suspeitar que a empresa está a trabalhar com a polícia de Los Angeles.
A Hacking Team disse que não vende os seus produtos a organizações governamentais porque estão na lista negra da NATO, mas os críticos dizem que ferramentas da empresa já foram usadas contra jornalistas marroquinos pró-democracia e contra pelo menos um cidadão americano.
A “estrela” da empresa é um produto de nome Da Vinci, uma peça de malware que permite às forças policiais espiarem os suspeitos através dos seus computadores, web cams, microfones, e-mails e chamadas do Skype.
via | The Verge

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega