Avançar para o conteúdo principal

Llama Mountain: A board mais pequena do mundo é da Intel

A miniaturização dos componentes que constituem os nossos computadores tem estado a atingir níveis microscópicos. Ao criarem estes componentes passa a ser possível incluí-los em chassis ainda mais pequenos ou permite ganhar espaço para a colocação de outros elementos de maiores dimensões.
A Intel apresentou hoje um protótipo, de nome Llama Mountain, que revela uma motherboard completa, mas de dimensões extremamente pequenas.
Esta tecnologia vai estar disponível para qualquer OEM criar dispositivos, completos, ainda mais pequenos ou com outras características únicas.
LlamaMountain_1

O Llama Mountain foi apresentado pela Intel na Computex um tablet único, a correr Windows 8.1 Pro, que é suportado por uma motherboard de dimensões reduzidas e que permite que exista espaço para a colocação de duas baterias.
Estas duas baterias, de dimensões generosas, garantem a este tablet de 12.5 polegadas uma autonomia de 32 horas.
Também como resultado da utilização desta motherboard, o tablet que foi apresentado pesava apenas, sem o teclado, 670 gramas e tinha apenas 7.2mm de espessura. É por isso mais fino que um iPad Air e corre o Windows 8.1 Pro.
LlamaMountain_2
O Llama Mountain design faz uso dos novos processadores Broadwell e é composto pela board principal e uma outra. Se na primeira estão os componentes vitais, é na segunda que foram colocados os elementos relativos ao armazenamento (disco) e à parte Wifi (Rádio).
A decisão de criar estas boards apenas com uma face garante uma espessura menor e também uma melhor dissipação do calor.
A sua montagem coloca-as com as faces em oposição, permitindo uma melhor dissipação do calor e permite criar equipamentos que não vão usar qualquer tipo de refrigeração activa, ou sejam sem ventoinhas.
LlamaMountain_3
Outro factor que também conta para a dispensa da refrigeração activa vem da capacidade de adaptação desta board. Ela será capaz de detectar as necessidades do utilizador apenas através do facto de estar ou não ligada ao teclado e também medindo os factores ambientais envolventes.
Mediante estas medidas e estado assim permitirá ao processador e outros elementos trabalharem a velocidades mais elevadas, ao mesmo tempo que garante que a refrigeração está a ser feita.
LlamaMountain_4
O Llama Mountain é apenas um protótipo da Intel e não será comercializado. É uma montra do que os OEM’s podem criar através da Intel e assim disponibilizarem equipamentos mais pequenos e com capacidades de processamento maiores.
Em breve vão com certeza surgir ofertas baseadas neste protótipo e que vão criar novos nichos de mercado ou reforçar os actuais, com capacidades elevadas e com dimensões menores.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega