Avançar para o conteúdo principal

Google prepara-se para ter pesquisa Google Search sempre activa

O Moto X foi um smartphone criado de raiz pela Google e que incorporava  algumas funcionalidades que mais nenhum trazia.
A mais interessante de todas era a capacidade de podermos chamar a aplicação de pesquisa da Google em qualquer altura, bastando dizer as palavras mágicas “Ok Google“.
O interesse nesta funcionalidade foi de tal forma grande que a Google está a ponderar disponibilizá-la de forma nativa no Android, se bem que melhorada.
google_now_1
A novidade ainda não passa de um rumor, mas tudo indica que a Google prepara-se para adicionar nativamente ao Android uma forma de este estar sempre à escuta do que o utilizador diz, para que possa fazer as pesquisas que este necessita. Claro que a frase chave será o já conhecido “Ok Google”, que depois dará inicio ao processo de escuta econsequente pesquisa.
Mas não é apenas aí que a Google quer atacar, alargando também esta funcionalidade a todo o sistema Android, mesmo dentro de aplicações de terceiros, dotando esta funcionalidade em todo o sistema, e também quando os equipamentos estiverem bloqueados e com o ecrã desligado,  tendo neste  caso como único requisito o facto de o equipamento ter de estar ligado à corrente eléctrica.
A ideia da Google é dotar o Android de um sistema de pesquisas que pode ser usado mesmo quando o utilizador não pode interagir directamente com o seu smartphone, bastando para isso que lhe dite as pesquisas que querem ver feitas e aguardando que o Android lhe leia o resultado.
google_now_2

Curiosamente a Google quer que este sistema seja usado principalmente quando os utilizadores do Android estiverem a conduzir, criando assim um sistema mãos livres dentro deste sistema operativo.
O nome que se diz estar a ser atribuído a este sistema é Google KITT, e a gigante das pesquisas quer que o possamos usar com a frase Ok Google ou com um simples aceno em cima do equipamento.
Sempre que o Google Kitt for usado durante a condução a interacção será ainda maior, dando a liberdade aos utilizadores de usarem o seu smartphone sem terem de carregar em qualquer botão e controlando-o apenas com a voz.
google_now_3

Claro que todos estes elementos vão também poder interagir com outros dispositivos externos, como auscultadores ou headset’s bluetooth, o que irá facilitar ainda mais o controlo dos smartphones sem o recurso a qualquer toque do utilizador.
Todos os componentes do Google KITT vão poder ser activados e configurados de forma central, podendo cada um deles ser ligado de forma independente e ao gosto do utilizador.
google_now_4

Será já no final deste mês, nos dias 25 e 26, que a Google terá a sua conferência anual I/O, e aí de certeza se ouvirá falar muito mais sobre o Google Now e as possíveis novas utilizações que para ele estão guardadas.
Esta novidade, que tem um grande grau de certeza, prepara-se para tornar o Google Now muito mais que um assistente pessoal, elevando-o a um estatuto onde consegue ajudar de forma ainda mais directa os utilizadores.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega