Avançar para o conteúdo principal

Google lançou uma ferramenta de encriptação de mensagens

Uma das maiores preocupações que actualmente assola os utilizadores da Internet e dos serviços que nela existem é a segurança e a privacidade dos seus dados.
Vários são os casos conhecidos de quebras de segurança, com as mais diferentes intenções e propósitos, realizadas por entidades que todos julgavam ser fidedignas e de confiança.
A Google, como fornecedora de um dos mais usados serviços de email da Internet tem estado a tomar as medidas necessárias para garantir essa segurança e agora apresentou uma ferramenta que vem garantir a segurança dos utilizadores.
gmail_cripto_1

Antes de garantir o ponto mais difícil desta equação, a segurança directa das mensagens entre os utilizadores, a Google tinha já tratado de garantir a segurança na transmissão das mensagens entre os seus servidores ao implementar os mecanismos de cifra necessários para que mesmos que essas transmissões fossem auscultadas as mesmas não pudessem ser interpretadas.
Com este passo dado, faltava apenas garantir que as mensagens que são trocadas entre utilizadores fossem também cifradas, tendo para isso que implementar os mecanismos de cifra entre estes dois pontos. Este desejo não é novo, mas tem estado lentamente a ser implementado.
A maior complicação no processo seria a implementação desses mecanismos dentro do próprio Gmail e da sua interface, algo que a Google tinha em mente e que poderá fazer num futuro próximo.
Mas para já optaram por uma alternativa mais simples e criaram uma extensão para o Chrome que irá garantir que a cifra PGP poderá ser aplicada em todas as mensagens do Gmail e não só.
Qualquer serviço de email pode fazer uso desta extensão, não se limitando ao Gmail. A única imposição que os utilizadores têm é a utilização do Chrome.
O único senão desta extensão, de nome End-to-End, é que ainda não está disponível na loja de extensões do Chrome. A Google apenas disponibilizou o código fonte para que qualquer utilizador interessado a possa experimentar e assim dar o seu feedback sobre a sua utilização e a segurança que consegue oferecer.
gmail_pgp_2
Ao usarem o End-to-End os utilizadores estão a garantir que as mensagens que saem do seu browser são cifradas até ao seu destino, onde o destinatário a irá abrir e ler o seu conteúdo, com a certeza que durante todo o trajecto que fez na Internet esteve protegida de olhares alheios.
Para garantir que os dados estão devidamente cifrados e protegidos, a Google escolheu o OpenPGP, uma standard aberto e suportado pela maioria das ferramentas de cifra.
A necessidade de criação desta ferramenta pela Google vai muito para além da segurança dos dados. Pretendem também tornar mais simples a implementação destes mecanismos, que por norma são complicados para o utilizador comum.
A Google ressalva que o End-to-End está ainda numa fase alfa e que está disponível para testes por todos os que a quiserem experimentar. Quando se sentirem seguros com a sua estabilidade então esta será publicada na Chrome Store para todos a poderem instalar e usar.
Homepage: End-to-End

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega