Avançar para o conteúdo principal

Aplicações do Firefox OS já podem correr no Android

Todos os pressupostos que levaram a Mozilla a criar o Firefox OS são baseados na criação de standards abertos e que podem ser usados por todos para a criação das muito esperadas aplicações que vão constituir o seu ecossistema.
Até agora tudo tem estado a ser cumprido à risca e com excelentes resultados, estando o Firefox a ser preparando para abraçar dispositivos com recursos escassos e ser lançado em mercados emergentes.
Mas uma das grandes vantagens que o Firefox OS trouxe com os seus standards abertos veio agora a revelar-se. Passa a ser possível correr as aplicações para ele criadas num qualquer sistema Android.
firefox_os_android

O Firefox OS é um sistema criado e desenvolvido em torno de standards web e totalmente abertos, procurando que todos os recursos que normalmente se exigem nos outros sistemas operativos móveis possam ser compensados através da sua utilização.
Fazendo uso de Web API’s e de outras tecnologias web modernas, os programadores conseguem criar aplicações que correm de forma plena, fazendo do Firefox OS um sistema que requer poucos recursos para conseguir ter o mesmo nível de desempenho e de experiência de utilização que outros já mais conhecidos.
Mas agora, com a chegada da versão 29 do Firefox ao Android, passou a ser possível aos utilizadores desta plataforma instalarem e usarem as aplicações criadas para o Firefox OS, sem que necessitem de qualquer emulador ou configuração especial.
A única obrigatoriedade que existe é que a versão 29 ou posterior do Firefox esteja instalado e pronto a ser usado no Android.
Mas para além de poderem usar essas aplicações do Firefox OS, é também possível aceder e instalar essas aplicações directamente da loja de aplicações do Firefox OS.
Estas aplicações vão ficar residentes junto das restantes aplicações Android, não se distinguindo se são aplicações nativas ou se são criadas com recurso a elementos Web. Estas podem também ser actualizadas ou removidas como outra qualquer aplicações nativa do Android.
Na verdade estas aplicações vão estar a correr numa janela do Firefox, mas sem todos os elementos normais do browser, tais como a barra de endereço.
Mais uma vez se prova que a escolha da Mozilla ao criar o seu Firefox OS assente em standards web, completamente conhecidos por todos os programadores, foi uma escolha acertada.
A utilização de elementos HTML5, CSS3 e JavaScript garante que a portabilidade entre plataformas é transparente, não exigindo que seja feita qualquer recodificação para novas linguagens de programação.
Se têm o Firefox 29 instalado no vosso Android então só precisam de aceder ao Marketplace da Mozilla e escolher quais as aplicações que querem ter instaladas no vosso Smartphone, conseguindo a mesma experiência de utilização que qualquer utilizador deste novo SO.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega