Avançar para o conteúdo principal

Alerta: Esquema de Phishing ataca utilizadores da Xbox e Origin

Se é um seguidor da EA Sports no Instagram então este alerta é para si. Segundo reporta o site IGN, os programadores do popular software de anti-malware MalwareBytes descobriram que existe uma conta fake (que supostamente parece ser da EA Sports) no Instagram e que tem actualmente 9000 seguidores.
Este perfil oferece “conteúdos exclusivos”, se o utilizador carregar num link, que na verdade o leva a um esquema de Phishing para obtenção das credenciais….entre outros dados.  Com este esquema os atacantes conseguem “deitar a mão”, com alguma facilidade, às contas da Origin e Xbox apoderando-se de todas as colecções de jogos  que os utilizadores possuam no seu perfil.
phishing_00
O esquema de Phishing na comunidade gaming é muito comum. Num passado ainda não muito distante, os atacantes tinham como alvo principal a grande comunidade de utilizadores da plataforma Steam. No entanto, devido a quantidade de ataques deste tipo, a Valve resolveu alterar o seu sistema de segurança. Este “novo” sistema consiste numa autenticação utilizando um código que é fornecido através de e-mail para a conta do utilizador, sempre que este aceda à  plataforma Steam através de um novo dispositivo. Esse método tem diminuído, na geral, os ataques de Phising na comunidade da Steam.
Com a febre do mundial do Brasil, os cibercrimonosos aproveitaram para lançar no Instagram um perfil fake com o objectivo de “apanhar” as credenciais dos seguidores . Ao todo, este perfil falso já tem cerca de 9000 mil seguidores e “oferece” conteúdos extra que na verdade fazem parte do esquema de Phishing.
Chris Boyd, da Malwarebytes reportou que os utilizadores não devem seguir a conta “easportsut2014” e no caso de já terem acedido aos links e introduzido as credenciais, para procederem urgentemente à alteração das mesmas (caso ainda seja possível).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega