Avançar para o conteúdo principal

Alerta: Cuidado com as imagens que publica na Internet

NSA recolhe diariamente milhares de fotografias da Internet
Depois de alguns meses quase esquecida, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA)  volta novamente a ser notícia. De acordo com o jornal The New York Time, a NSA tem vindo a recolher milhares de imagens da Internet para usar em programas de reconhecimento facial.
Será que estamos perante uma “nova geração” de ataques à privacidade de quem navega e comunica através da Internet?
internet_00
De acordo com as informações do jornal The New York Time, a NSA intercepta, à escala global, milhares de fotografias que depois usa em programas de reconhecimento facial sofisticados.
O uso de sistemas de reconhecimento facial por parte da NSA tem crescido significativamente ao longo dos últimos quatro anos, e pelo que se sabe a recolha de imagens é feita em e-mails, redes sociais, videoconferências e outros meios de comunicação. Funcionários da agência acreditam que os avanços tecnológicos podem revolucionar a forma como a NSA pode encontrar “alvos de inteligência” (e não só!) em todo o mundo.
NSA_05
As interceptações da agência (que corresponde a “milhões de imagens por dia” e que incluem cerca de 55.000 imagens de alta qualidade para “reconhecimento facial) são um “enorme potencial inexplorado”, segundo informações de um relatório da NSA obtido em 2011. O jornal Times refere ainda que o número de capturas por dia não é claro, mas destacou que nem as leis de privacidade, nem as leis de vigilância dos Estados Unidos proporcionam protecções específicas para imagens faciais.

Embora o uso desta tecnologia não seja nada de novo, os especialistas já expressaram preocupações sobre o impacto da tecnologia de reconhecimento facial na privacidad

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega