Avançar para o conteúdo principal

Timekpr – Controlo parental no Ubuntu 14.04 LTS

…um software que serve também para cibercafés
Quando existe mais do que um utilizador criado no sistema operativo, às vezes existe a necessidade de bloquear o acesso ao sistema em determinados dias / a determinada hora. Um caso frequente é quando os pais estipulam uma determinada hora aos filhos para estudar, e nesse momento o acesso ao PC está restringido.
Para Linux existe uma aplicação para controlo parental, que tem por objectivo limitar o acesso a determinados utilizadores e serviços no sistema. Hoje vamos saber como instalar o Timekpr no Ubuntu 14.04 LTS .
ubuntu_06
O Timekpr controla quem, quando e por quanto tempo um determinado utilizador tem  acesso ao sistema Linux.
Como instalar no Ubuntu e derivados?
Para instalar no Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo apt-add-repository ppa:mjasnik/ppa
sudo apt-get update 
sudo apt-get install timekpr
Para quem pretender fazer o download via .deb, pode fazer o download
Depois de instalado, basta procurar na Dash por Timekpr
timekr_0
Já dentro do Timekpr , devemos seleccionar o utilizador e verificar se existe já algum tipo de restrição para o utilizador em questão. Através do separador “Status”, podemos verificar quais as politicas aplicadas a cada utilizador.
timekr_01
As restrições são definidas acedendo ao separador “Limits & Boundaries”. Aí podemos limitar o acesso ao sistema para o utilizador em questão, por dia/hora. Essas permissões são definidas pelo utilizador com permissões de Administrador.  Alguns exemplos de limitações:
  • Definir um período de utilização (ex. 10 minutos)
  • Definir uma limitação para um determinado período de utilização (ex. das 11h até as 23h)
timekr_02
Quando o utilizador (para o qual foram definidas as permissões) entrar no sistema, será alertado para o tempo que tem o sistema disponível antes de este se bloquear.
timekr_03

Esta é uma aplicação cujas configurações são definidas mediante as necessidades de cada utilizador. É uma aplicação bastante simples, mas que permite um controlo eficiente ao sistema. Para Windows, também podem usar o controlo parental…saibam como aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega