Avançar para o conteúdo principal

Já conhece o servidor Cisco UCS C220 M3?

Foi há cerca de cinco anos que a Cisco surpreendeu a indústria entrando no mercado de servidores com aUnified Computing System (UCS), uma plataforma revolucionária que unifica os diversos elementos do Data Center – a computação, as redes e o acesso ao armazenamento e à virtualização – num mesmo sistema escalável e modular. Recentemente a Cisco reforçou a segunda posição no ranking mundial ao nível dos servidores blade x86.
No âmbito da nossa parceria Cisco/Real Life, hoje vamos conhecer o servidor Cisco UCS C220 M3 que está em análise no Instituto Politécnico da Guarda.
IMG_1784
A Cisco Systems, líder mundial em soluções de rede e comunicações para a Internet entrou em força no segmento dos servidores x86.
Real Life, sendo um dos principais parceiros da Cisco em Portugal e Moçambique para a área de Data Center e Virtualização, formou recentemente uma parceria com o fabricante e o Pplware, para a realização de testes e análise de performance, cedendo não só vários equipamentos, mas também contribuindo com a sua experiência e “know-how” adquiridos em projectos nesta área tecnológica.
Já conhece o Cisco UCS C220 M3?
O servidor Cisco UCS C220 M3 foi desenhado para garantir uma performance excepcional. Esta máquina de apenas 1U, vem com 2 CPU’s Socket Intel E5 2600 4/6/8C  e suporta até 512 GB de RAM (16 DIMMs).
ucs_14
Internamente o o servidor Cisco UCS C220 M3 apresenta uma boa organização de todos os componentes, e há também a destacar o espaço entre os mesmos, o que facilita em termos de manutenção ou troca de componentes (caso seja necessário).
photo12
Um característica muito interessantes e útil é o suporte para cartões SD, através dos dois leitores de cartões SDdisponíveis.
O SD Card que vem incluído traz pré-configurado com 4 virtual drives de 4GB cada, que contêm respectivamente as ferramentas de instalação da Cisco: Cisco Server Configuration Utility, Cisco Host Upgrade Utility, Cisco C-Series server drivers set e uma drive  virtual livre de 4GB na qual pode ser instalado o Sistema Operativo ou Hypervisor para virtualização (VmWare, Hyper-V, etc).
2º SD Card permite, por exemplo,  fazer Raid 1 entre os 2 SD Cards. Ex: instalação de Sistema Operativo ou Hypervisor para Virtualização, sem necessidade de Discos
ucs_12
Internamente está também disponível uma porta USB 2.0 na qual pode ser ligada uma Pen USB para funcionar como disco de arranque para S.O. ou  Hypervisor para Virtualização (VmW, Hyper-V), de Logs, etc.
ucs_10
Ao nível de storage, o servidor Cisco UCS C220 M3 tem suporte para 8 drives para SAS/SATA/SSD.
ucs_11
Na parte traseira podemos encontrar 2 interfaces a Gigabit Ethernet + 1 x CIMC – Placa Gestão Remota Gráfica (Cisco Integrated Management Controller)e ainda 2 portas USB  2.0 nas quais podem ser ligadas Pen USB tal como acontece na porta USB disponibilizada internamente.
ucs_13
De referir que através da Placa de Gestão remota (CIMC) é possível fazer todas as operações de gestão remotamente, como por exemplo:
  • Passa a ser possível gerir o servidor remotamente com todas as funcionalidade tal como se
    estivesse a ser gerido localmente na consola física do servidor
  • Interface Gráfico é acedido através de um qualquer web Brower (ex: Internet Explorer)
  • Permite a gestão total e remota do servidor, disponibilizando de base a consola KVM (Keyboard,
    Vídeo e Mouse) Virtual
  • Permite montar remotamente CD e DVD drives como dispositivos locais do servidor, boot remoto
  • Inclui uma bateria interna para permitir desligar e ligar o servidor remotamente
  • Permite a gestão e configuração total a baixo nível (definições de BIOS , boot, etc)
  • Permite a gestão e configuração total a alto-nível (Sistema Operativo/Aplicações) através do KVM
    Virtual
  • Acesso ao servidor a partir de qualquer ponto remoto e gestão total sem licenciamentos
    adicionais, sem necessitar de investir no KVM físico
(Num próximo artigo iremos apresentante melhor o CMIC e respectiva interface de gestão)
photo6
Galeria de Fotos
photo1photo4photo13
IMG_1793photo11photo3
Além do UCS C220 M3, o portfolio da Cisco neste segmento é vasto. Na imagem seguinte podem ver o resumo das características de outros servidores da série C.
ucs_06
A UCS é um dos componentes da inovadora arquitectura da Cisco para o Data Center, que também inclui os premiados switches Nexus e os switches MDS para redes de armazenamento. Nos últimos doze meses, a Cisco anunciou a nova gama de servidores UCS equipados com os últimos processadores Intel Xeon E7 v2 (modelos CiscoB260 M4B460 M4 e C460 M4), e renovou completamente a gama Nexus para responder aos mais distintos requisitos das organizações, juntando ao portefólio a nova família de switches Nexus 9000.
Como referido, num próximo artigo iremos apresentar com mais detalhe o o CMIC e respectiva interface de gestão e também ensinar como actualizar o respectivo firmware e drivers do servidor.

Homepage: Cisco UCS

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega