Avançar para o conteúdo principal

DNS.pt vai abrir registo de endereços de dois carateres a 1 de novembro

A associação que gere o domínio .pt aprovou novas regras de registo de endereços. A maioria das novas regras entra em vigor a 16 de junho.
A DNS.pt, a associação que gere o domínio .pt, aprovou novas regras de endereços após ter recebido o parecer positivo do respetivo Conselho Consultivo. Entre as principais novidades, destaca-se a possibilidade de registar endereços com apenas dois carateres (atualmente são exigidos pelo menos três) a partir de 1 de novembro, como a Exame Informática apurou em primeira-mão.
Grande parte das novas regras que acabam de ser aprovadas para o domínio de topo para Portugal entra em vigor antes da possibilidade de registo de endereços com dois carateres: a 16 de junho deixa de ser permitido registar domínios coincidentes com os gTLD que já tenham sido registados (domínios genéricos de topo aprovados pela ICANN, como .book; em Portugal, apenas foram solicitados o .meo ou .sapo), mas é permitido registar endereços similares a gTLD que estejam em vias de ser registados.
Outra das medidas aprovadas visa restringir o registo de endereços que poderão gerar abusos relacionados com toponímias.
Luísa Gueifão, diretora da DNS.pt, recorda que as novas regras pretendem adequar o registo de endereços em .pt a um novo modelo de gestão, que já não está dependente da extinta Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).
«Não receamos um aumento de conflitualidade. Poderá haver um aumento no que toca ao registo de endereços, mas deverá ser marginal. O verdadeiro impacto será criado pela campanha publicitária que acabamos de lançar para as ruas», refere a líder da DNS.pt quando inquirida pela Exame Informática.
A DNS.pt pretende chegar a um milhão de endereços registados em .pt até 2016. Atualmente, há 680 mil endereços registados no domínio de topo de Portugal.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega