Avançar para o conteúdo principal

Meo Cloud: Aprenda a instalar e a usar no Linux

Como sabemos, a memória de armazenamento de um sistema está limitada a capacidade do cartão do disco. Nesse sentido, nada melhor que tirar proveito dos populares serviços de armazenamento na cloud para fazer backups, aceder a fotografias/musicas, gravar informação, etc.
Um dos melhores serviços de armazenamento na cloud é Meo Cloud, que além de suporte em português tem também suporte para Linux. Hoje vamos ensinar como podem instalar/configurar e usar o Meo Cloud.
meo_linux_04
Meo Cloud é um dos serviços da cloud que mais tem crescido em termos de funcionalidades. Este serviço português, tem suporte para as principais plataformas móveis, para Desktops (Windows Mac e Linux) e ainda uma extensão para o Firefox. Seguro, Simples e Versátil, o Meo Cloud têm todas as característica para que seja o seu serviço de eleição na Cloud.
  • Armazenamento gratuito: 16 GB
  • Preço armazenamento extra: n/a
  • Clientes
    • Móveis: Sim (iOS, Android, Windows Phone)
    • Desktop: Sim (Windows, Mac OS X e Linux)
Como instalar o Meo Cloud no Linux?
A instalação do serviço Meo Cloud no Linux é muito simples e rápido. Apesar de ainda não ter interface gráfica, o cliente do Meo Cloud para Linux é rápido e estável. Para instarem o cliente do serviço no sistema  basta que usem o seguinte comando:
wget -qO- https://meocloud.pt/binaries/linux/repo/install_meocloud_deb.sh | sh
Como o comando anterior, além de ser descarregado o cliente do meocloud, este é também instalado de imediato.De referir que é necessário introduzir a password de root do sistema.
meo_linux_00
Em poucos minutos, o meocloud para Linux é instalado.
meo_cloud_02
Nota: De referir que o cliente está disponível para as arquitecturas: i386,amd64 e arm.
Como usar o Meo Cloud?
O cliente do MeoCloud para Linux oferece um vasto leque de funcionalidade. Para saberem todas as funcionalidades basta que executem o comando meocloud –h.
meo_cloud_03
Para executar o cliente, basta escreverem o comando meocloud start. Em seguida o utilizador deverá indicar qual o directório a associar ao MeoCloud, assim como o nome da máquina.
Por fim, para autorizar o serviço na máquina onde está a instalar o client, basta que aceda ao link fornecido…
meo_linux_02
…e inserir as credenciais de acesso ao serviço MeoCloud.
meo_linux_03

E está feito.  Como viram o processo é muito simples e dá bastante jeito. Pessoalmente penso que a interface gráfica dá jeito para quem estiver pouco habituado à linha de comandos…mas, a versão CLI serve na perfeição para usar o serviço no Linux.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega