Avançar para o conteúdo principal

Google pode estar a preparar criptografia para o Gmail

Desde que as revelações feitas por Edward Snowden vieram a público que muitos começaram a pensar na forma de proteger os seus dados e principalmente as suas mensagens que circulam na Internet.
Várias foram as abordagens tentadas, todas com resultados mais ou menos conseguidos, mas sempre dependentes da aplicação de sistemas complexos.
A Google, segundo fontes internas da empresa, tem também estado a desenvolver trabalhos para conseguir encontrar uma solução simples de implementar criptografia no Gmail.
gmail_pgp_1
A implementação de mecanismos de criptografia vão permitir aos utilizadores do Gmail garantir que as suas mensagens estão realmente seguras e que não podem ser lidas por terceiros.
Estes mecanismos, apesar da sua importância, estão sujeitos a um problema crónico e que sempre afectou todas as implementações feitas. A sua elevada complexidade de utilização para um utilizador normal leva a que seja preterido.
Os mais recentes rumores, desta vez apresentados pelo site Venture Beat, mostram que a Google está a trabalhar num sistema destes para o Gmail, tentando resolver e uma vez por todas os problemas de segurança ao mesmo tempo que eliminam as barreiras de complexidade que estes sistemas têm.
A escolha da Google para o Gmail caiu, segundo as fontes do site Venture Beat, no mecanismo de cifra PGP (Pretty Good Privacy), que por experiência se tem mostrado difícil de quebrar.
O serviço de email da Google é completamente compatível com o PGP, havendo no entanto necessidade destes sistemas serem compatibilizados e introduzidos no Gmail.
gmail_pgp_2
Mas ao implementar estes sistemas a Google pode está a incluir uma limitação importante aos seus serviços. A utilização de criptografia de extremo a extremo vai retirar ao Gmail a capacidade de ler as mensagens dos utilizadores e assim poder apresentar a publicidade dirigida aos utilizadores, que é a base do seu modelo de negócio.
Mesmo sendo uma funcionalidade que muitos consideram importante e que garante a segurança e privacidade dos utilizadores, não existe data ou sequer uma confirmação destes desenvolvimentos.
Existem muitas barreiras a serem ultrapassadas para que o PGP chegue ao Gmail, algumas delas que podem colocar em causa o próprio modelo de negócio da Google para o seu serviço de email.
Mas o facto de surgirem rumores de que existem trabalhos neste sentido mostram que estes poderão um dia surgir, de forma a que todos possam tirar proveito dele, não apenas os utilizadores mas também a própria Google.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega