Avançar para o conteúdo principal

Europa decide sobre neutralidade na Net esta semana

As autoridades europeias juntam-se na quinta-feira em Bruxelas para definir novas leis para a Internet, nomeadamente sobre a questão da neutralidade


De uma forma simplista, a questão da neutralidade da Net prende-se com regras necessárias para tornar o acesso a conteúdos o mais semelhante possível, seja para ver um vídeo em HD ou para ler uma página de texto. 

A grande dúvida, e a que mais batalhas tem provocado, é saber quem paga e quanto, explica o New York Times.

Há várias partes a puxar para cada lado nesta questão: os fornecedores de internet, como a Vodafone, os gigantes da Web, como a Google, empresas mais pequenas como o Spotify e os defensores dos direitos dos 500 milhões de consumidores na União Europeia.


O debate está a ser conduzido na Europa e nos EUA, sendo que no “velho continente” ainda acresce o pormenor de se ter de verificar quais os incentivos necessários para desenvolver uma infraestrutura de telecomunicações, uma vez que a existente já foi ultrapassada há muito pela dos EUA e pela asiática.
As operadoras pretendem que os fornecedores de conteúdos, como a Google, paguem mais pela emissão de vídeos do YouTube, que exigem mais velocidades e largura de banda. Apesar de fornecedores grandes, como a Google, poderem pagar estas taxas, as empresas mais pequenas, como o Spotify, por exemplo, não o poderiam fazer e ficariam prejudicadas, condenadas a oferecerem um acesso mais lento.
Por outro lado, a defesa dos consumidores pretende que as novas regras não encareçam o acesso à Net e que os interesses dos produtores e operadores europeus saiam defendidos, sob pena de sucumbirem aos gigantes norte-americanos como a Google, Netflix ou Amazon.
A votação sobre este assunto deverá ser realizada na quinta-feira (03/03/2014). Os efeitos práticos ainda devem tardar, uma vez que não se devem conseguir implementar logo todas as alterações necessárias. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega