Avançar para o conteúdo principal

Chegou o Cinnamon 2.2 – Conheça as novidades

O Cinnamon é um ambiente de trabalho (muito conhecido da distriuição Mint) que é  bastante leve, com aparências do “antigo” Gnome2 e considerado como um pseudo fork do Gnome. Este projecto tem vindo a ganhar muitos adeptos devido à usabilidade e personalização que este oferece.
A equipa responsável pelo projecto disponibilizou hoje o Cinnamon 2.2. Vamos conhecer as novidades.
cinnamon_11
Depois do lançamento do Cinnamon 2.0,, a equipa de desenvolvimento do Cinnamon lançou a versão 2.2 que traz algumas novidades interessantes, das quais se destacam:
Um look renovado para o System Settings
A interface do System Settings foi refinada, apresentando agora uma interface mais consistente. As definições estão melhor organizadas por categorias e separadas dentro de sub-categorias.
cinnamon_07
Screensaver e Power Management
Uma vez que as definições para o Screensaver e Power Management estavam um pouco confusas, esta nova versão reorganiza tal interface
cinnamon_08
Data/hora
A interface para ajuste do fuso horário sofreu também algumas alterações, sendo que o módulo para aData/hora define agora tais parâmetros para todo o sistema. Foi também acrescentada a opção para o formato24h.
cinnamon_09
Hot Corners e HUD
HUD, ou Head-Up Display, uma alternativa aos menus tradicionais, que permitem resolver um conjunto de limitações dos menus actuais e “…ligar directamente os utilizadores àquilo que pretendem”. O HUD está agora menos intrusivo  e os Hot Corners dispõem agora de melhores definições de controlo. Para cada “canto”, é possível devir qual a acção ao passar ou a clicar com o rato.
cinnamon_10
Outras novidades
  • Suporte para HiDPI/Retina Display
  • Melhorias no Nemo – gestor de ficheiros
  • Suporte para CSD (client side decorations);
  • Melhor suporte para GDM (em particular, para a mudança de utilizador)
  • Melhor suporte para systemd
  • Melhor suporte para o VLC
  • …e muitas outras novidades – ver aqui
Para quem gostar de ter um ambiente gráfico moderno, recheado de funcionalidades e que garanta uma boa performance, o Cinnamon 2.2 é uma boa solução. Experimentem e dêem-nos o vosso feedback.

Via Segfault | webupd8

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega