Avançar para o conteúdo principal

Vim: Sabe tudo sobre um dos melhores editores de texto?

O VIM, ou VI como também é conhecido, é um dos principais editores de texto do Linux. São fantásticas as suas capacidades e por isso é um dos eleitos pela maioria dos utilizadores. Mas o VIM tem centenas de comandos que muitos não conhecem e que podem usar para melhorar a forma como trabalham.
Querem conhecer um pouco mais sobre o VIM? Experimentem o site Open Vim! Há ali muito que podem aprender e que podem explorar.
vim_0

A intenção do Open Vim é trazer para a Internet toda a informação que existe sobre o VIM e como este pode ser usado. Toda esta informação está estruturada de forma gráfica, para ajudar os utilizadores a compreenderem como podem usar este excelente editor de texto.
Está dividido em várias áreas distintas e que podem ajudar o utilizador a aprender novos comandos ou a testar alguns que conhecem. Pode também ser aproveitado para treinar o que sabem sobre o VIM.
vim_1
A área que mais pode interessar à maioria dos utilizadores é a dos tutoriais, onde podem aprender a base de utilização do VIM e como o podem usar para editar e escrever o vosso texto.
São vários os capítulos onde o VIM é detalhado e as principais funções explicadas. Cobre desde o mais básico (os diferentes modos do VIM) até a situações muito mais complexas como a substituições ou o modo visual.
vim_2
Existem ainda duas zonas de Sandbox onde podem testar tudo o que aprenderam antes e que usa o mesmo motor que podem usar no VIM.
Todos os comandos são aceites e as alterações de texto assumidas como se estivessem a trabalhar na linha de comando, no editor. As duas sandboxes apenas diferem entre si pelo número de zonas disponíveis.
Testem aqui, sem qualquer preocupação, todas as funções do VIM, podendo escrever, apagar ou alterar o texto que se encontra nas caixas.
vim_3
Por fim podem aceder a uma zona de testes de conhecimento onde são apresentadas diversas questões sobre a utilização do VIM e o modo de alterar o texto que têm escrito.
São muitos as questões presentes, com diferentes graus de dificuldade, para que possam verificar o vosso grau de conhecimento e as vossas principais lacunas na utilização do VIM.
vim_4
Se são utilizadores do VIM este site tem muito para vos ensinar, indo muito para além do básico. Se não forem utilizadores do VIM então é o site perfeito para aprenderem muito mais sobre este excelente editor de texto.
Caso não saibam o que é o VIM e quais as suas potencialidades, então entrem no Open Vim e conheçam este excelente editor de texto que até para Windows, MaciOS e Web tem versões gráficas!
O VIM é o melhor editor de texto para Linux ou a vossa preferencia recai noutro?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega