Avançar para o conteúdo principal

SME Server – O seu servidor Linux em apenas 20 minutos

Como sabemos, a grande maioria das distribuições Linux têm as características ideais para funcionarem como servidor. Todos nós sabemos que as distribuições Linux são extremamente potentes e flexíveis, e que a maioria dos servidores, espalhados pelo mundo, usam Linux para implementar os mais diversos serviços (ex. WWW, DNS, FTP, SSH, entre outros).
Hoje apresentamos o SME Server, um distribuição Linux para quem quiser transformar a sua máquina num autêntico servidor.
sme_06
O SME Server (conhecida também como e-smith at the time) é uma distribuição Linux, criada por Joseph e Kim Morrison, em 1999, que oferece flexibilidade, segurança, simplicidade de configuração para quem necessita de ter um servidor altamente disponível. Excepcionalmente fiável, o SME Server pode ser instalado e configurado em apenas 20 minutos. De referir que foi em Abril de 1999 que os responsáveis pela distribuição incluíram os serviços flagship da empresa,  o e-smith server e gateway, na primeira versão da distribuição.
sme_03
Principais características
  • Simples de Administrar
    • O SME oferece uma interface Web que permite gerir todos os serviços da máquina
  • Partilha de ficheiros e serviço de impressão
    • Com o SME Server pode partilhar facilmente ficheiros através dos mais diversos protocolos, como por exemplo, FTP. Além disso, pode também funcionar como um serviço de impressão, podendo partilhar uma ou várias impressoras na rede
  • Servidor de e-mail
    • O SME pode também funcionar como servidor de e-mail, oferecendo suporte para os protocolos mais populares (IMAP, POP3 e SMTP). O serviço tem também suporte para SSL e na área do SPAM/Vírus temos disponível o ClamAV Antivirus e SpamAssassin
  • Firewall
    • Como qualquer distribuição Linux, o SME Server oferece uma solução de firewall muito flexível e potente
  • Mais há mais…
    • Acesso remoto
    • Web Hosting
    • Sistema de Backups
    • Updates
    • Suporte para extensões, como por exemplo Asterisk VOIP PBX, HylaFax , DansGuardian para filtro de conteudos, Joomla CMS, Jinzorra jukebox, Mediawiki, etc.
sme_04
O SME Server é baseado no CentOS, considerada uma das melhores distribuições para servidores. Nos próximos tempos ensinaremos como podem instalar esta distribuição e como configurar a mesma. Estejam atentos.
Licença: GPL
Download: smeserver-8.0-i386.iso (653MB

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega