domingo, 9 de março de 2014

Google vai lançar SDK para dispositivos wearable em 2 semanas

E Chromecast está a caminho de muitos mais países!
Os dispositivos wearable estão lentamente a chegar e as marcas têm-se desdobrado nas suas apresentações. Os rumores da criação de dispositivos destes por parte da Google são constantes e dão a entender que está para muito breve a chegada deste tipo de equipamentos com o selo do gigante das pesquisas.
Apesar de não passarem de rumores, podem agora estar mais perto de serem realidade com o anuncio da disponibilização de uma SDK Android para dispositivos wearable nas próximas semanas.
sdk_wearable_1

O anúncio desta nova SDK foi feito por Sundar Pichai na conferência SXSW que está a ter lugar em Austin, no Texas. Numa entrevista que deu neste evento, Sundar Pichai falou dos planos que a Google tem para o futuro e que incluem com certeza a disponibilização de muito mais do que uma simples SDK para a criação de aplicações para estes novos tipos de dispositivos.
Os planos da Google incluem a disponibilização de um kit de desenvolvimento de software para as próximas semanas, e que vão permitir que os programadores criem aplicações Android para usar em dispositivos que podem ser usados em dispositivos pequenos e com funções diferentes do que temos nos smartphones e tablets.
“In two weeks we are launching the first developer SDK for Android. That will lay out the vision for developers in how we see this market working.
A ideia que foi apresentada por Sundar Pichai mostra que a Google quer levar o Android muito mais longe que o smartphones e tablets, transpondo-o para novos tipos de dispositivos.
Recentemente voltaram a surgir os rumores de que a Google estaria a preparar o lançamento do seusmartwatch, que estaria a ser desenvolvido em conjunto com a LG.
sdk_wearable_2
A mais recente informação que surgiu dava como certo o seu lançamento para o final do mês de Março. Este anúncio do lançamento da SDK para dispositivos wearable vem dar alguma força a este rumor e preparar uma extensão do ecossistema Android a outros campos até agora ainda não explorados.
O novo sistema operativo, ou pelo menos a versão Android para dispositivos wearable, deverá ser centrada no assistente Google Now e na sua funcionalidades de pesquisa, que são já a parte principal do SO que sustenta o Google Glass.
O mercado dos dispositivos wearable está a começar a crescer e as ofertas que têm surgido, devido ainda à sua pouca maturidade, não têm sido sucessos de vendas. Espera-se no entanto que a chegada de novos concorrentes traga novas ofertas e que estas façam o mercado ganhar nova expressão.
Chromecast
Na mesma intervenção onde falou da nova SDK para Android, dedicada aos dispositivos wearable, Sundar Pichai apresentou alguns números sobre o Chromecast.
Não apresentou números concretos sobre vendas, mas falou em milhões de unidades vendidas, com os números a continuar a crescer constantemente.
Com um preço de apenas 35 dólares, esta dongle HDMI é muito atractiva, mas os conteúdos e serviços que fazem uso dela ainda demoram a chegar.
Com o seu início de comercialização em Julho do ano passado, apenas em Fevereiro deste ano chegou a SDK e foram abertas as portas à produção de novas aplicações.
Segundo Sundar Pichai, dentro de algumas semanas as vendas do Chromecast será alargado a mais alguns países, sem que tenha especificado quais.