Avançar para o conteúdo principal

Apenas 0,1% do Malware para Android está no Google Play

Quando se fala em vulnerabilidades/malware no segmento dos dispositivos móveis, o Android é a primeira plataforma a quem se aponta o dedo. Os últimos relatórios (tanto da Cisco com da Kaspersky  confirmam que de facto o Android é o principal alvo do malware (até porque é a plataforma móvel mais usada), no entanto apenas 0,1% do do malware para Android  está no Google Play.
Continua a ser a plataforma Android quase impenetrável ao nível do malware?
malware_06
Em 2012, cerca de 79% todo o malware para dispositivos móveis foi direccionado para a plataforma Android. Em 2013 o número subiu drasticamente para os 97% (804 ameaças/variantes). De acordo com este informação publicada no site The Next Web, percebe-se facilmente que a plataforma móvel da Google é o alvo preferido dos atacantes até porque é através destes pequenos equipamentos que os utilizadores mais tempo gastam para aceder à Internet, segundo estudos recentes.
A seguinte imagem apresenta, de forma resumida o cenário actual da percentagem de malware por plataforma móvel. Além do Android, há que destacar também, pela negativa, a plataforma Symbian que regista cada vez menos malware, resultado da queda de popularidade da plataforma. Para o iPhone, Blackberry, Palm e Windows Phone a percentagem de malware é inferior a 1%.

malware_04

O gráfico seguinte apresenta os 10 países que reportam mais malware, em dispositivos móveis. A Arábia Saudita lidera o TOP com 42%, seguido da Índia com 33% e os Estados Unidos em terceiro lugar com 5%.
malware_05De acordo com o mesmo relatório, há a destacar a conclusão que, no Google Play, apenas se encontra 0.1% do malware…e que por norma, todo o malware que entra na loja de aplicações da Google tem uma vida curta já que é normalmente removido de imediato..
…the Play Store is most likely to promptly remove nefarious applications, so malware encountered there tends to have a short shelf life.”

Depois dos PC’s, os dispositivos móveis são agora o objectivo principal dos cibercriminosos. Talmcomo referido pela Kaspersky, a maioria do malware móvel detectado em 2013 tinha como objectivo roubar dinheiro aos utilizadores: O número de modificações de malware móveis concebidas para phishing, de roubo de informação de cartões bancários e dinheiro das contas bancarias cresceu quase 20%. Os cibercriminosos parecem ter uma verdadeira obsessão com este método de fazer dinheiro: no princípio do ano existiam apenas 64 Trojans bancários conhecidos, mas em finais de 2013 os registos da Kaspersky Lab já contavam com 1.321 amostras únicas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega