Avançar para o conteúdo principal

TOP 10 Apps de chat alternativas ao WhatsApp

A comunicação é actualmente o mais importante foco mundial. A Internet, como meio de comunicação mais abrangente e o que mais cresceu ao longo da última década, fornece ferramentas importantes para o ser humano comunicar livremente. Notícias como a compra de um serviço, o WhatsApp pelo Facebook, são hoje importantes notícias de destaque nos jornais, principalmente quando estão em causa valores de compra milionários!
Apresentamos agora 10 outras alternativas ao WhatsApp, focando algumas novidades e sobretudo, mostrando que a alternativa por vezes é substancialmente melhor que o principal serviço do mercado.



Mas porquê deixar o WhatsApp? É uma pergunta que se tem feito depois deste ter sido comprado pelo Facebook. Bom, não há uma causa “de força maior”, mas tem sido notado um certo desconforto com esta troca de mãos e isso viu-se recentemente pelo crescimento de um outro serviço, o Telegram que abordamos recentemente.
O mercado das apps de comunicação, as chat apps, estão na ordem do dia e a facturar milhões. No início deste mês, a conhecida empresa cipriota, a Viber Media Inc., que tem cerca de 300 milhões de utilizadores registados, vendeu o seu produto, o Viber, a uma empresa japonesa, a Rakuten Inc. por 900 milhões de dólares. Alguns dias depois, o WhatsApp era comprado pelo Facebook por 16 mil milhões de dólares.
Mas quanto vale este mercado?

Perspectiva mundial do poder destas aplicações
Vale muito mesmo! Tanto é que as empresas proprietárias de serviços similares começaram a mexer-se e a mostrar os seus produtos, alternativas que de hoje em diante podem também valer milhões como a concorrente do Facebook.
Vamos mostrar 10 aplicações que estão actualmente neste segmento e com forte oferta. Muita qualidade e opções de conversação, são o mote para esta escolha.
1. KakaoTalk Messenger

Um dos mais completos do mercado
KakaoTalk Messenger poderá ser o próximo grande trunfo deste segmento. Além de ser uma das apps mais usadas no mundo, principalmente nos países asiáticos onde a aplicação é já escolhida pela maioria dos 130 milhões de utilizadores, a sua oferta vai mais além do tradicional, é o “pacote completo”.
Mas quais são os trunfos desta app?
O KakaoTalk Messenger oferece chamadas e mensagens gratuitas, tanto de um para um como de um para um grupo, permite usar em todas as plataformas móveis e nos desktops. Outro recurso interessante e muito usado na América do Sul é a função walkie-talkie simples.
Depois traz uma forte componente lúdica. Disponibiliza mais de 250 emoticons animados e óptimos temas grátis, traz incorporado filtros de voz “divertidos” de Talking Tom & Talking Ben e permite que o seu Kakao seja personalizado com um tema a seu gosto.
As funções normais, como a partilha de vídeos, fotos, contactos, a voz de alta qualidade HD, o envio de textos, vídeos e fotos de forma muito rápida e os aspectos de segurança, onde os dados de chat são completamente criptografados, permitem dizer que é um dos melhores.
Mas há muitas outras fantásticas características, como uma loja de jogos e outros serviços disponível dentro da app…. use e diga de sua justiça.
2. Hangouts

Serviço da Google que goza do seu completo ecossistema
Os Hangouts dão uma nova vida às conversas individuais e de grupo com fotografias, emoji e chamadas de vídeo gratuitas. O sistema de chat da Google permite que se ligue aos seus amigos através de um computador, telemóvel ou tablet. As vídeo-chamadas tornam um Hangout mais divertido e uma das melhores soluções hoje existentes no mercado. Transforme uma conversa numa video-chamada com um máximo de 10 amigos.
Veja e use os Hangouts em qualquer dispositivo. Seja notificado(a) apenas uma vez. Após ver o alerta, este desaparecerá dos restantes dispositivos.
Suspenda notificações caso prefira responder mais tarde, consulte as conversas anteriores, incluindo as fotografias partilhadas e o histórico da vídeo-chamada. Isto e muito mais para conversar gratuitamente. Pela utilização, ainda não está totalmente afinada, mas será um bom recurso dado o cenário de milhares de utilizadores.
Esta App que é gratuita está disponível para iOS, Android e para Google Chrome.
3. Viber

O Viber é actualmente um dos mais completos e com mais qualidade
O Viber é uma aplicação para iPhone, Android, BlackBerry, Bada, Nokia e Windows Phone que permite estabelecer chamadas e enviar mensagens gratuitamente entre utilizadores que tenham a aplicação instalada. Basta instalar, fazer o pedido de agregação à rede, receber um SMS com um código e temos a funcionar a aplicação que nos liga a um sistema inovador.
Mas podemos utilizar no desktop?
Sem dúvida e com muita qualidade. Há algum tempo a empresa desenvolveu o seu serviço para Windows e Mac OS X, o que estendeu consideravelmente a sua acção a outro segmento também ele muito apetecível.
A Viber foi pioneiras no que toca a permitir usar estas infraestruturas para enviar mensagens de texto e voz sem gastar um cêntimo. A qualidade de som e a possibilidade de ser usado em multi-plataforma deu ao Viber um reconhecimento e por isso é dos mais populares e usados no mundo. Continua a ser dos melhores, embora não tenha evoluído em termos de funcionalidades no segmento mobile.
Curiosidade:
Depois da aquisição do WhatsApp e do aparecimento em grande do Telegram ao conhecimento dos utilizadores, os responsáveis pelo Viber decidiram apostar de forma mais ousada. Tentando atrair os utilizadores que estavam a “desertar” do WhatsApp e a encaminhar-se para o Telegram, o Viber anunciou, nesta terça-feira, que permitirá chamadas gratuitas para todo e qualquer telefone fixo no Brasil através do Viber Out. Estamos a falar de milhões de utilizadores que terão chamadas para a rede fixa “gratuitas”
4. Skype

O Skype continua a ser o mais popular software para vídeo-conferência
Esta é uma das mais faladas ferramentas de comunicação da actualidade. Isto pela “exigência” da Microsoft, actual proprietária do serviço, em passar todos os utilizadores do MSN Messenger para esta plataforma.
Foi pioneira no serviço VoIP e trouxe muitas das ideias ao mercado das comunicações que hoje conhecemos. Podemos falar através de vídeo, mensagens e até deixar uma mensagem de vídeo gravada para quem está offline, graças ao incremento por parte da Microsoft.
Tem suporte para Windows, Mac OS X, iOS, Android, Windows Phone, BlackBerry e Nokia, e de outras plataformas. Além disso, tem integração no Outlook permitindo uma utilização Web de todas as suas capacidades.
Já foi simples, já foi complexa, hoje está em vias de simplificação e unificação, ainda falta bastante para ser o que em tempos foi, uma escolha de confiança, isto porque a imposição nunca foi uma boa política. Vamos ver a evolução desta ferramenta.
5. Kik Messenger

Segundo os responsáveis pelo Kik esta rede conta já com 100 milhões de utilizadores
Segundo os responsáveis do Kik, este tem já 100 milhões de utilizadores que o adoram! Esta é uma App de mensagem instantâneas, bastante rápida, simples e pessoal para smartphones, que o liga facilmente e a custo zero aos seus contactos. O Kik é de uma nova geração de mensagens instantâneas para smartphones, é uma app mais rápida e confiável deste segmento de mercado. E com as notificações de mensagens enviadas, entregues, lidas e digitadas, as suas conversas terão vida.
Tem a particularidade de atribuir ao utilizador um nome Kik e não um ID usando o número de telefone, como muitos usam, proporcionando ao utilizador alguma privacidade. Não é à toa que o Kik é a principal forma com que as pessoas se comunicam através de outras aplicações de cariz social, tais como o Instagram, SocialCam e Viddy.
O Kik Messenger está disponível gratuitamente para iOS, Android, BlackBerry, Ovi e Windows Phone.
6. BlackBerry Messenger

Uma das mais seguras e mais estáveis
BlackBerry Messenger é um cliente de chat oficial para dispositivos BlackBerry, iOS e Android. Essencial para conversar, enviar SMS e manter o histórico da conversa. Embora tenha um grafismo menos rico que outros, tem a particularidade de ser também ele muito rápido, personalizável e seguro. Esta App permite organizar os contactos pela sua preferência, criar atalhos personalizados e adicionar novos amigos sem complicação.
No BlackBerry Messenger, cada pessoa tem um perfil exclusivo com senha e até um código QR individual. Para incluir um novo contacto, basta enviar uma mensagem directa com o PIN ou endereço de e-mail.
Mas esta app e serviço ficam atrás de outros agora populares?
Não, em nada mesmo. O BBM é também ele muito completo, embora menos popular que alguns da actualidade mas, provavelmente, foi o primeiro a receber algumas funcionalidade hoje ditas essenciais. Assim, use-o para se ligar a amigos, familiares ou conhecidos através de chats instantâneos, chamadas de voz, partilha de fotografias, notas de voz e muito mais.
Converse com amigos quer pelo iPhone que pelos muitos dispositivos Android que usam a app BBM sempre em modo activado e pronto a responder. Esta app foi uma das pioneiras nos ticks para o notificar quando as mensagens são entregues e lidas. Diga “Olá” com o BBM Voice, onde terá chamadas de voz gratuitas entre contactos do BBM.
Depois partilhe rapidamente fotografias, documentos e notas de voz. Envie também aos seus contactos a sua localização em tempo real num mapa, fornecido pela Glympse. Saiba quando os contactos respondem à sua mensagem e use ícones emotivos para cada estado e emoção, estes permitem expressar os seus sentimentos.
Mas há muito mais para explorar. Como disse inicialmente, esta é das melhores ferramentas de chat da actualidade.
7. WeChat

Um dos mais usados serviços IM do mundo… vindo da China
Este é uma chat muito popular… porque é muito usado na República Popular da China. Claro que com isso tem um leque de utilizadores que superou os 300 milhões de utilizadores.
O formato do sistema é semelhante ao Viber e WhatsApss onde, via número de telefone, recebemos um código para registar o nosso número na rede do serviço e depois temos chamadas via VOiP e SMS gratuitamente como já conhecemos noutros serviços.
Mas é uma app e serviço que vale a pena?
Provavelmente sim, na China. Mas não quer dizer que não seja útil cá. Esta app permite muitas funcionalidades interessantes, como convidar amigos enviando um código QR, permite vídeo-conferência e a utilização de emoticons à farta, permite chamadas de voz, é muito gráfico bem ao gosto do povo oriental, muitos bonecos e fotografias por todo o ecrã. Traz algumas funcionalidades, como agitar para que outras pessoas que estão também a agitar o smartphone saiba que está a fazer o mesmo… é um tipo de “encontre amigos”.
8. Voxer

Este é um serviço diferente. É daquelas Apps que são usadas muito na América Latina e nos Estados Unidos. Aliás, o descritivo no site da aplicação mostra mesmo a App em acção num meio profissional. Voxer é um sistema de envio de mensagens ao estilo Walkie-Talkie.
Em vez de escrever uma mensagem de texto, o utilizador apenas tem de escolher o contacto, apertar o botão e falar. Ao largar o botão a mensagem de voz é enviada. Fantástico.
Esta aplicação está disponível gratuitamente para iOS e Android. Claro que além da voz, também pode enviar fotografia e mensagens de texto. Outra grande particularidade é poder manter conversas em grupo no mesmo estilo Walkie-Talkie.
9. Snapchat

O serviço que recusou ser comprado pelo Facebook, e cujas mensagens se auto-destroem em apenas 10 segundos
Como pudemos ver nas primeira imagem da descrição deste artigo, o Snapchat é um dos mais populares do mundo. Trata-se de um serviço de mensagens instantâneas, que actualmente é um sucesso, por ter uma particularidade interessante: as suas mensagens, vídeos e fotos destroem-se 10 segundos após a visualização.Contudo, os criadores recusaram a proposta de compra feita pelo Facebook por 3 mil milhões de dólares pois, segundo dizem, este é um serviço que vale muito mais que isso.
Relativamente à aplicação em si, é bastante interessante ao nível de usabilidade e simplicidade de uso, com uma interface muito apelativa, rápida e com algumas funcionalidades diferentes (muito na ‘onda’ do pressionar para realizar determinada acção).
Esta app está disponível para iOS e Android gratuitamente.
10. Line

Line é uma app fantástica, a opção para quem quer algo simples mas muito funcional
O Line é muito interessante. Começa logo pelo fundo da App, agradável e muito parecida a outros serviços deste género. Colocamos o nosso número de telefone, recebemos um código e estamos registados na rede. Personalizamos com o nosso nome e imagem e temos os contactos sincronizados, assim como uma selecção daqueles que usam a App.
Com esta App o utilizador quer do iOS, Android, Windows Phone, Nokia, BlackBerry, bem como no PC, com Windows, Windows 8 ou Mac OS X, podem seguir as conversas e tratar das mesmas a partir dali.
O sistema permite anexar vídeo, imagens, localização, contacto e uma mensagem de áudio. Outro serviço também muito interessante.
Destas sairá uma que dentro de alguns meses será comprada por algum gigante. Haverá uma destas que vai ficar bom uma fatia interessante de utilizadores do WhatsApp e de outros chats. Há outras alternativas, mas na nossa opinião estas são as que, independentemente da plataforma, servem com mais qualidade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega