Avançar para o conteúdo principal

Robôs serão tão inteligentes como os humanos em 2029

A robótica é uma área de investigação fantástica, e muito promissora. Os avanços têm sido muito significativos, e desde há muito que se questiona sobre quando é que a inteligência artificial poderá ser comparada à mente humana.
Segundo Ray Kurzweil, da Google, em 2029 as máquinas vão ter a capacidade de pensar como os humanos.
robo_00
O escritor russo Isaac Asimov que, com os seus escritos ficcionistas revolucionários, ajudou a cimentar uma nova visão dos robots. Durante anos, as leis do autor de ficção científica Isaac Asimov imortalizadas na sua obra foram consideradas suficientes entre os entusiastas dos robôs. As leis em si, são simples (pouco abrangentes para os dias de hoje):
  • Lei 1: Um robô não pode magoar um ser humano ou deixar que algum ser humano se magoe.
  • Lei 2: Um robô tem de obedecer a ordens dadas por um ser humano, excepto quando essas ordens entram em conflito com a Primeira Lei.
  • Lei 3: Um robô tem de proteger a sua própria existência desde que não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Lei.
  • Lei Zero (criada posteriormente, por um robô que a intuiu no romance “Os Robôs e o Império”): Um robô não pode causar mal a humanidade ou, por omissão, permitir que a humanidade sofra algum mal, nem permitir que ela própria o faça.
Cada uma destas leis têm precedência sobre as outras que lhes seguem, por isso, um robô não pode ser ordenado para matar um ser humano e tem de obedecer às ordens mesmo que isso resulte no seu próprio extermínio. Mas e quando um robô for tão inteligente como o ser humano?
Ray Kurzweil de 66 anos é um visionário e é actualmente considerado como o “senhor” da Inteligência Artificial. Kurzweil  é actualmente o director da área de engenharia da Google e recentemente referiu que em 2029 as máquinas vão igualar a capacidade de pensar dos humanos, concretamente na capacidade de aprenderem com a experiênciaKurzweil anteviu a vitória de um computador (Deep Blue, um computador que foi desenvolvido pela IBM) sobre o campeão mundial de xadrez (Garry Kasparov em 1996) e também previu o crescimento rápido da rede (agora chamada de Internet), quando esta era apenas usada por poucas pessoas.
robo_01
A Google tem investido muito na área da robótica,e sabe-se que, em breve, irá instalar o maior laboratório de inteligência artificial do planeta.

Qual a sua opinião sobre esta previsão?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega