segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Microsoft anunciou a primeira actualização para o Windows 8.1

…no Mobile World Congress
Não seria o local mais esperado para o anuncio de uma actualização tão importante, mas a Microsoft aproveitou a sua apresentação no Mobile World Congress para apresentar ao mundo a actualização que todos sabem estar a chegar.
O Update 1 do Windows 8.1 foi apresentado hoje no Mobile World Congress e traz todas as novidades que têm sido apresentadas de forma não oficial nos últimos tempos.
windows_update_1
Na apresentação que teve lugar durante a manhã de hoje, Joe Belfiore da Microsoft apresentou o que foi nomeado como a actualização da Primavera.
Esta novidade, que tem sido mostrada ao mundo de forma consistente nos últimos tempos, graças a uma fuga de informação, trará ao Windows 8.1 muitas novidades, centradas principalmente na interface do utilizador.
Mas se o Windows 8 e o 8.1 se viraram para a utilização deste sistema operativo em dispositivos móveis e com capacidade de toque, esta actualização trará muitas novidades para os que usam o Windows da forma tradicional.
O rato e o teclado são novamente uma forma preferencial de interagir com o Windows e muita das novidades se centram em melhorar a usabilidade do 8.1 com estes.
Todas as aplicações desenhadas para a ModerUI vão passar a contar com uma barra no topo, para que possam ser controladas com o rato, e o Start Screen passa a contar com botões de power e de pesquisa rápida.
Para além disso será mais simples alternar entre aplicações Modern directamente no Ambiente de Trabalho tradicional, estando as aplicações lançadas disponíveis também aí.
Mas esta actualização vai também ser benéfica para os OEM’s e para os consumidores finais. A actualização do Windows 8.1 vai permitir baixar os requisitos mínimos necessários para correr o Windows.
Assim, passa a ser apenas necessário que a máquina tenha 1GB de RAM e apenas 16GB de disco. Esta mudança permitirá aos fabricantes disponibilizar máquinas menos potentes e com menos recursos, baixando significativamente o preço e abrindo um novo mercado para máquinas menos potentes, mas capazes de oferecer aos utilizadores uma máquina capaz.
Todas as alterações que o Windows 8.1 vai sofrer em nada vão mudar a experiência de utilização que havia antes e que estava centrada no toque. Todas essas funcionalidades se vão manter, sendo agora reforçadas com um reforço das mesmas mas viradas para o utilizador tradicionais e os métodos normais de interacção com o Windows.