Avançar para o conteúdo principal

11 de Fevereiro: Hoje é o dia da Internet Segura

Navega em segurança na Internet?
Hoje comemora-se o dia da Internet Segura, uma data que pretende consciencializar para a utilização de uma Internet mais segura, com responsabilidade, advertindo para os seus perigos, os quais podem estar espalhados por vários locais, e podem-se encontrar de forma mais fácil do que se pensa.
Assim, é importante estarmos informados para que, antes que o azar aconteça, estarmos prevenidos e possamos agir em conformidade com as várias situações.
Vamos conhecer algumas informações importantes sobre a utilização de uma Internet Segura!
11-02-2014 11-12-09


O uso da Internet de uma forma segura e consciente, deve ser realizada por todos nós e a organização Safer Internet Day mobiliza, todos os anos, vários países para que tomem consciência de uma utilização segura e consciente da Internet para que, Juntos, consigamos criar uma Internet melhor!
Em Novembro de 2013, no evento Create Tech do Pplware e IPG, o tema central foi “A Internet espia-nos”, onde foram abordados vários temas acerca da segurança e perigos na Internet.
Alguns exemplos:
  • Alexandre Branco e Rita Capelo, inspectores da Polícia Judiciária, afirmam que é  necessário haver cada vez mais controlo parental. Hoje em dia, cerca de 67% das crianças tem o computador no quarto ou simplesmente usa o smartphone para consultar sites pornográficos. É desta forma que descobrem a sua sexualidade.
  • Rui Duro, da CheckPoint indica que “Barrar não chega. O Facebook existe, a Internet existe, mas é necessário reeducar e não apenas barrar´”. E essa é a solução que a CheckPoint apresenta, permitindo às empresas filtrar ou barrar não só sites mas também aplicações e até tipos de conteúdos.

  • Fernando Baldini, da Karspersky trouxe a informação que “em 1994 descobríamos 1 vírus por hora. Em 2006 já era 1 por minuto. Em 2011 foram descobertas 70.000 ameaças por dia. O Kaspersky Lab processa actualmente cerca de 200.000 vírus todos os dias. Um vírus pode até vir agarrado a um ficheiro que é encriptado na Dropbox.”, sendo o Android o maior meio de difusão de malware, “Os ataques são mais rápidos que podemos julgar”- e há dinheiro envolvido. A solução é básica: A responsabilidade passa sempre pelos utilizadores: por onde navegam, proteger o dispositivo. «Eu tenho de ter cuidado com aquilo que faço».
  • Rui Fernandes da Cisco indica que os sites mais perigosos são os sites onde vamos todos os dias. Um dos últimos sites com maior reputação é o New York Times – durante 24 horas esteve exposto a pulverizar malware a todos os visitantes. Há mais de 1 milhão de sites comprometidos. Existem 4 novos malwares que aparecem a cada segundo. “As empresas devem ter capacidade de detectar o que se passa e depois ter mecanismos que devem ter ferramentas que mantenham a capacidade de resposta e remediar o que está mal”. Defender, descobrir e remediar.
Muitos outros oradores nos trouxeram temas de extrema pertinência sobre este assunto, e a verdade é que é cada vez mais importante estarmos alerta, estarmos informados e saber utilizar as ferramentas adequadas para que não sejamos apanhados de surpresa.
A Internet é uma das melhores coisas já inventadass, mas só tem sentido se a utlizarmos com segurança!
Tenha um dia com uma Internet Segura!
Quais são as ferramentas e procedimentos que utiliza para navegar em segurança na Internet?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega