Avançar para o conteúdo principal

NSA consegue aceder a computadores sem acesso à Internet?

O dia de ontem ficou marcado por uma mais uma noticia bombástica que rapidamente se espalhou pela Internet e foi mesmo apresentada em muitos canais televisivos… “A NSA consegue aceder a 100.000 computadores mesmo que estes não tenham acesso à Internet !!!”.
A noticia foi inicialmente avançada pelo jornal norte-americano The New York Times , antecipando o anúncio do Presidente dos EUA, Barack Obama que comunicará esta sexta-feira novas políticas relativamente a actuação da Agência de Segurança Nacional.
Mas “supostamente”, como se consegue aceder a um computador sem acesso à Internet? O que vimos nos filmes poderá ser realidade?
nsa_03

O mundo atravessa um momento de desconfiança no que se refere à segurança informática e muito por culpa da já famosa Agência de Segurança Nacional (NSA). Verdades ou não, as notícias fazem-nos reflectir sobre as questão da nossa privacidade mas também têm-nos feito perder a confiança nos fabricantes de software e hardware.
Como referido, a notícia avançada pelo The New York Times dá conta que a NSA consegue aceder a computadores mesmo que estes não tenham acesso à Internet. Mas como tal é possível? Não havendo um canal de comunicação (se estas estão offline)… como pode haver comunicação entre as máquinas “atacadas” e os sistema da NSA?
Como consegue a NSA aceder a computadores sem acesso à Internet?
Explorando as questões anteriores é importante perceber como se processa uma comunicação quando não há canal de comunicação. Segundo informações do próprio jornal, a agência de espionagem recorre a uma tecnologia baseada em radiofrequência.
Na prática existem pequenos dispositivos (por exemplo cabos USB, ou placas de circuito alteradas) que terão a capacidade de receber dados e malware e transmitir informações para a NSA, através de um canal de radiofrequência. Esses dispositivos poderão ser ligados ao PC por espiões, utilizadores inconsistentes ou simplesmente integrados pelos próprios fabricantes de periféricos. De salientar que a comunicação é possível mesmo quando os sistemas estão offline.
Como curiosidade, o sinal poderá ser captado a uma distância de 12,8 Kms, através de uma antena de alto ganho, que pode ser “disfarçada”de várias formas (no imagem seguinte, podemos ver que a antena está “disfarçada” de mala)
NSA_000
Há informações que esta tecnologia secreta está implementada em muitos dispositivos desde 2008 e a NSA refere que não foi aplicada nos Estados Unidos. Há quem associe já esta “tecnologia antiga” ao caso Stuxnet(worm criado especificamente para atacar o sistema operativo SCADA que foi desenvolvido pela empresa Siemens).
Falta agora confirmar se esta “tecnologia antiga” não estará presente na casa, escritório de cada um de nós. A ser verdade, este será sem duvida um dos maiores ataques a privacidade dos cidadãos. O que mais virá por aí….?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR

Durante o dia de hoje, o mundo Linux assistiu ao anuncio de duas informações antagónicas: Por um lado Jonathan Riddell,  do projecto  Kubuntu,   referiu que o Mir/XMir não será (ainda) integrado na sua distribuição  ;  Relativamente ao projecto Ubuntu, a informação é que o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR. Tal como anunciado  o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR, um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o  substituto do X-Window e X.org  e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do  Wayland   – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). Como objectivo traçado, a equipa de desenvolvimento pretende que o MIR seja totalmente compatível e estável com o

Download Windows 7,8,10

Download Windows 7,8,10 num unico ISO - mega